Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23574
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuimarães, Diana Ribeiro-
dc.date.accessioned2017-06-26T11:20:37Z-
dc.date.available2017-06-26T11:20:37Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationGuimarães, D. R. (2012)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23574-
dc.descriptionGUIMARÃES, Diana Ribeiro. Estratégias didático-discursivas propostas para o ensino de leitura no Caderno do Professor Se bem me lembro. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. 1, p. 208-227, jan./jul. 2012.pt_BR
dc.description.abstractAnchored in theoretical perspective of the Applied Linguistics, this article has the objective to investigate what strategies didactic and discursive are suggested approach to teaching reading in the Book of Professor Se bem me lembro for teachers enrolled in the Portuguese Language Olympiad in year 2010. This research is descriptive-interpretive, of qualitative nature whose data were collected in booklet collections of memoirs, which is part of the material intended for educators enrolled in the second edition of the Portuguese Language Olympics in the year 2010, available at: <http://escrevendo.cenpec.org.br / ecf>. The results show that the didactic and discursive strategies, suggested by the authors of the Book of Professor’s approach to teaching reading, collaborate to form an active reader capable of connecting ideas, conclude, deduce, create hypotheses from the explicit and implicit information in the written text and appropriating the linguistic and discursive features of the genre Literary Memory, from the analysis of copies of the genre. In addition, they contribute in some way, to the process of literacy that is done by means of literary texts.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemória Literáriapt_BR
dc.subjectPráticas letradaspt_BR
dc.subjectEstratégias para o ensino de leiturapt_BR
dc.subjectLiterary Memorypt_BR
dc.titleEstratégias didático-discursivas propostas para o ensino de leitura no Caderno do Professor Se bem me lembropt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAncorado na perspectiva teórica da Linguística Aplicada, este artigo tem como objetivo investigar que estratégias didático-discursivas são sugeridas para a abordagem do ensino de leitura no Caderno do Professor Se bem me lembro, destinado aos educadores inscritos na Olimpíada de Língua Portuguesa, no ano de 2010. Trata-se de uma pesquisa descritivo-interpretativista de cunho qualitativo, cujos dados foram coletados no livro de coletâneas de memórias, o qual faz parte do material destinado aos educadores inscritos na 2ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, no ano de 2010, disponível no site: <http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf>. Os resultados obtidos mostram que as estratégias didático-discursivas, sugeridas pelos autores do Caderno do Professor para a abordagem do ensino de leitura, colaboram para a formação de um leitor ativo capaz de conectar ideias, concluir, deduzir, criar hipóteses a partir das informações explícitas e implícitas no texto escrito e apropriar-se das características linguístico-discursivas do gênero Memória Literária, a partir da análise de exemplares do gênero. Além disso, elas contribuem, de alguma forma, para o processo de letramento que se faz via textos literários.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_drguimaraes.pdf2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.