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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Alienação, sofrimento e adoecimento do professor na educação básica
Título em inglês: Alienation, suffering and illness teacher's in basic education
Autor(es): Oliveira, Wendel Cristian de
Silva, Flávia Gonçalves da
Palavras-chave: Adoecimento;Sofrimento;Alienação;Professor
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: Oliveira, W. C.; Silva, F. G. (2015)
Resumo: Este estudo revela a situação dos docentes que lecionam em três escolas municipais da cidade de Diamantina-MG, por meio de levantamento das condições objetivas do trabalho, bem como sobre a forma como avaliavam estas e a atividade pedagógica. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado respondido por 61 docentes. Identificamos que as principais queixas dos docentes em relação às condições de trabalho se referiram à estrutura, especificamente a estrutura física, a organização da instituição escolar em que trabalhavam e a precariedade dos materiais didáticos. Metade dos professores solicitou afastamento do trabalho por motivos de saúde, especialmente por diagnósticos de DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), doenças cardiovasculares e psíquicas. Também foi observado o número significativo de professores que estão adoecidos com menos de 5 anos de profissão, e estes relacionam o adoecimento com o processo do trabalho, seja como gerador ou agravante. Além da negligência dos professores em relação ao corpo, especialmente entre aqueles que estão em processo de adoecimento. Tanto o adoecimento como o sofrimento dos professores são constituídos pelas alienações, especialmente em três formas: em relação ao produto do trabalho, ao processo do trabalho e a si mesmo.
Abstract: This study reveals the situation of teachers who teach in three municipal schools in the city of Diamantina, Minas Gerais, through raising the objective conditions of labor as well as on how they evaluated and pedagogical activity. The instrument used was a semi-structured questionnaire answered by 61 teachers. We found that the main complaints of teachers in relation to working conditions referred to the structure, specifically the physical structure, the organization of the school in which they worked and the precariousness of teaching materials. Half of teachers requested sick leave for health reasons, especially for diagnostics of MSDs (Musculoskeletal Disorders Related to Work), cardiovascular and mental illness. Also the significant number of teachers who are diseased with less than 5 years in the profession, and these relate the illness with the working process was observed, either as a generator or aggravating. In addition to the teachers' neglect of the body, especially among those who are getting sick. Both the illness and suffering of teachers are made by sales, especially in three ways: as the product of labor, the labor process and himself.
Descrição: OLIVEIRA, Wendel Cristian de; SILVA, Flávia Gonçalves da. Alienação, sofrimento e adoecimento do professor na educação básica. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 13, p. 7-27, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23495
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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