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dc.contributor.authorOliveira, Wendel Cristian de-
dc.contributor.authorSilva, Flávia Gonçalves da-
dc.date.accessioned2017-06-22T12:40:34Z-
dc.date.available2017-06-22T12:40:34Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationOliveira, W. C.; Silva, F. G. (2015)pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23495-
dc.descriptionOLIVEIRA, Wendel Cristian de; SILVA, Flávia Gonçalves da. Alienação, sofrimento e adoecimento do professor na educação básica. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 13, p. 7-27, 2015.pt_BR
dc.description.abstractThis study reveals the situation of teachers who teach in three municipal schools in the city of Diamantina, Minas Gerais, through raising the objective conditions of labor as well as on how they evaluated and pedagogical activity. The instrument used was a semi-structured questionnaire answered by 61 teachers. We found that the main complaints of teachers in relation to working conditions referred to the structure, specifically the physical structure, the organization of the school in which they worked and the precariousness of teaching materials. Half of teachers requested sick leave for health reasons, especially for diagnostics of MSDs (Musculoskeletal Disorders Related to Work), cardiovascular and mental illness. Also the significant number of teachers who are diseased with less than 5 years in the profession, and these relate the illness with the working process was observed, either as a generator or aggravating. In addition to the teachers' neglect of the body, especially among those who are getting sick. Both the illness and suffering of teachers are made by sales, especially in three ways: as the product of labor, the labor process and himself.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdoecimentopt_BR
dc.subjectSofrimentopt_BR
dc.subjectAlienaçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleAlienação, sofrimento e adoecimento do professor na educação básicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo revela a situação dos docentes que lecionam em três escolas municipais da cidade de Diamantina-MG, por meio de levantamento das condições objetivas do trabalho, bem como sobre a forma como avaliavam estas e a atividade pedagógica. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado respondido por 61 docentes. Identificamos que as principais queixas dos docentes em relação às condições de trabalho se referiram à estrutura, especificamente a estrutura física, a organização da instituição escolar em que trabalhavam e a precariedade dos materiais didáticos. Metade dos professores solicitou afastamento do trabalho por motivos de saúde, especialmente por diagnósticos de DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), doenças cardiovasculares e psíquicas. Também foi observado o número significativo de professores que estão adoecidos com menos de 5 anos de profissão, e estes relacionam o adoecimento com o processo do trabalho, seja como gerador ou agravante. Além da negligência dos professores em relação ao corpo, especialmente entre aqueles que estão em processo de adoecimento. Tanto o adoecimento como o sofrimento dos professores são constituídos pelas alienações, especialmente em três formas: em relação ao produto do trabalho, ao processo do trabalho e a si mesmo.pt_BR
dc.title.enAlienation, suffering and illness teacher's in basic educationpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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