Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23490
Tipo: Livro
Título: Universidade aberta à terceira idade: uma tentativa de emancipação
Título em inglês: University opened for the elderly: an attempt to emencipation
Autor(es): Lolli, Maria Carolina Gobbi dos Santos
Lolli, Luiz Fernando
Maio, Eliane Rose
Palavras-chave: Universidade aberta à terceira idade;Educação permanente;Educação não formal
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: Lolli, M. C. G. S.; Lolli, L. F.; Maio, E. R. (2014)
Resumo: O presente texto tem por objetivo analisar o papel que a Universidade Aberta à Terceira Idade tem na sociedade atual considerando seu histórico. Tendo em vista o aumento da população idosa no mundo todo, que também pode ser observado no Brasil, faz-se necessário ressaltar a importância e o significado da educação que pode, possibilitar o desenvolvimento de uma visão crítica sobre si mesmo e a sociedade em que está inserido, bem como possibilitar novas oportunidades. A herança deixada por Pierre Vellas se multiplicou pelo mundo todo, chegando ao Brasil na década de 1970 e à Maringá no ano de 2009, com a UNATI/UEM. O presente texto nos faz perceber que a participação nas UNATIs espalhadas pelo mundo, implica também uma participação mais efetiva na sociedade, na tentativa da busca pela autonomia. Prezando por abordagem multidisciplinar no currículo e na metodologia de trabalho, estas instituições priorizam o processo de valorização da terceira idade analisando constantemente os diversos aspectos: biopsicológico, político, espiritual e sociocultural, tendo como finalidade integrar esses cidadãos à sociedade contemporânea tornando-os mais ativos, alegres e participativos.
Abstract: This text aims to analyze the role that the Open University of the Third Age has in today's society considering its history. We must consider the increasing elderly population worldwide, which can also be observed in Brazil, it is necessary to emphasize the education importance. The education can means a critical view development for elderly as well as enable new opportunities. The legacy of Pierre Vellas multiplied all over the world, coming to Brazil in the 1970s and Maringa in 2009, with UNATI / UEM. This text makes us realize that participation in UnATIs run around the world, also implies a more effective participation in society, in an attempt to search for autonomy. Unpretentiously multidisciplinary approach in curriculum and methodology of work, these institutions prioritize the process of valuing seniors constantly analyzing the various aspects: bio-psychological, political, spiritual and socio-cultural, and aims to integrate these citizens to contemporary society making them more active joyful and participatory.
Descrição: LOLLI, Maria Carolina Gobbi dos Santos; LOLLI, Luiz Fernando; MAIO, Eliane Rose. Universidade aberta à terceira idade: uma tentativa de emancipação. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 131-151, 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23490
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_mcgslollilflolli.pdf139,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.