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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLolli, Maria Carolina Gobbi dos Santos-
dc.contributor.authorLolli, Luiz Fernando-
dc.contributor.authorMaio, Eliane Rose-
dc.date.accessioned2017-06-22T12:32:26Z-
dc.date.available2017-06-22T12:32:26Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLolli, M. C. G. S.; Lolli, L. F.; Maio, E. R. (2014)pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23490-
dc.descriptionLOLLI, Maria Carolina Gobbi dos Santos; LOLLI, Luiz Fernando; MAIO, Eliane Rose. Universidade aberta à terceira idade: uma tentativa de emancipação. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 131-151, 2014.pt_BR
dc.description.abstractThis text aims to analyze the role that the Open University of the Third Age has in today's society considering its history. We must consider the increasing elderly population worldwide, which can also be observed in Brazil, it is necessary to emphasize the education importance. The education can means a critical view development for elderly as well as enable new opportunities. The legacy of Pierre Vellas multiplied all over the world, coming to Brazil in the 1970s and Maringa in 2009, with UNATI / UEM. This text makes us realize that participation in UnATIs run around the world, also implies a more effective participation in society, in an attempt to search for autonomy. Unpretentiously multidisciplinary approach in curriculum and methodology of work, these institutions prioritize the process of valuing seniors constantly analyzing the various aspects: bio-psychological, political, spiritual and socio-cultural, and aims to integrate these citizens to contemporary society making them more active joyful and participatory.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidade aberta à terceira idadept_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.titleUniversidade aberta à terceira idade: uma tentativa de emancipaçãopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente texto tem por objetivo analisar o papel que a Universidade Aberta à Terceira Idade tem na sociedade atual considerando seu histórico. Tendo em vista o aumento da população idosa no mundo todo, que também pode ser observado no Brasil, faz-se necessário ressaltar a importância e o significado da educação que pode, possibilitar o desenvolvimento de uma visão crítica sobre si mesmo e a sociedade em que está inserido, bem como possibilitar novas oportunidades. A herança deixada por Pierre Vellas se multiplicou pelo mundo todo, chegando ao Brasil na década de 1970 e à Maringá no ano de 2009, com a UNATI/UEM. O presente texto nos faz perceber que a participação nas UNATIs espalhadas pelo mundo, implica também uma participação mais efetiva na sociedade, na tentativa da busca pela autonomia. Prezando por abordagem multidisciplinar no currículo e na metodologia de trabalho, estas instituições priorizam o processo de valorização da terceira idade analisando constantemente os diversos aspectos: biopsicológico, político, espiritual e sociocultural, tendo como finalidade integrar esses cidadãos à sociedade contemporânea tornando-os mais ativos, alegres e participativos.pt_BR
dc.title.enUniversity opened for the elderly: an attempt to emencipationpt_BR
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