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Tipo: Dissertação
Título : Tecnomoda no semi-árido: escola de moda para transformação no campo do trabalho
Autor : Souza, Artemísia Caldas
Tutor: Carvalho, Alba Maria Pinho de
Palabras clave : Políticas Públicas-Brasil;Trabalho Jovem;Políticas sociais
Fecha de publicación : 2011
Editorial : http://www.teses.ufc.br
Citación : SOUZA, Artemísia Caldas. Tecnomoda no semi-árido: escola de moda para transformação no campo do trabalho. 2011. 164 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Pro - Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza, 2011.
Resumen en portugués brasileño: O conteúdo desta pesquisa foi produzido a partir da necessidade de avaliar o projeto social “Tecnomoda no Semi-Árido: Escola de Design em Moda e Artesanato”, enfocando suas conseqüências, como instrumento de capacitação e intervenção para a definição de políticas públicas para o município de Tejuçuoca-CE, na localidade de Vila Retiro, lócus da concepção do projeto. A proposta da referida escola visava melhorar o nível de capacitação profissional dos jovens, com o objetivo de ingresso no mercado de trabalho local, constituindo-se uma alternativa em meio à crise do desemprego e via de inclusão da juventude. O estudo teve como objetivo principal, avaliar a capacitação desenvolvida no âmbito do tripé moda, tecnologia e artesanato, na esperança de tracejar o potencial de inclusão do público atendido. Tem como pretensão, conforme os resultados apresentados, fornecer subsídios e referências para a construção de projetos futuros para a inclusão de jovens na perspectiva de moda e artesanato. Acreditando que, com a divulgação dos resultados, seja possível ampliar o conhecimento de novas alternativas, e ainda, ter a capacidade de motivar outros grupos e associações, na acepção de investimento no potencial de jovens com os quais estão envolvidos. Fundamentalmente, para a realização deste estudo, além da pesquisa bibliográfica e documental, inspirada nas bases teóricas e nos registros do projeto, foi desenvolvida pesquisa de campo, empregando a entrevista como principal técnica de coleta de dados, que permitiu angariar informações dos principais atores sociais envolvidos e ainda, outras informações, foram resultado da observação participante como coordenadora e instrutora do referido projeto.
Abstract: The content of this research was produced out of the necessity to evaluate the social project “Technodesign in the Semi-Dry Land: School of Design in Fashion and Craftsmanship”, focusing in its consequences, as an instrument of qualification and intervention to the definition of public policies for the municipality of Tejuçuoca-CE, located at the Retiro Village, where the project originated. The proposal of the aforementioned school seeks to improve the level of professional qualification of young students, aiming to facilitate their immersion into local markets, serving as an alternative to the unemployment crisis, via the inclusion of young students into the market. The main purpose of the study was to evaluate the qualification developed in the essence of the tripod of fashion design, technology and craftsmanship, hoping to identify the potential of inclusion of the public. Its intension, according to the results presented, is to offer subsidies and references to the construction of future projects to the inclusion of young students in the perspective of fashion design and craftsmanship. The project brings hopes that the publication of the results will motivate other groups and associations to invest in the potential of young students. Finally, for the realization of this study, as well as the biographical and documental research, inspired in the theoretical basis and in the data records of the project, a campus research was developed, utilizing interviews as its main data gathering tool, which allowed for a trustworthy gathering of information from important participants of the project, as well as other information, was the result of the observation of the coordinator and instructor of the referred project.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2331
Aparece en las colecciones: MAPP - Dissertações defendidas na UFC

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