Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23302
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A leitura numa perspectiva discursiva: sujeito imaginário e silenciamentos em um livro didático de língua portuguesa
Título en inglés: Reading in the perspective discursive: imaginary and subject in a textbook of portuguese language teaching
Autor : Lima, Flágila Marinho da Silva
Heine, Palmira
Palabras clave : Leitura;Sentidos;Compreensão;Texto
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Revista Entrelaces
Citación : LIMA, Flágila Marinho da Silva; HEINE, Palmira. A leitura numa perspectiva discursiva: sujeito imaginário e silenciamentos em um livro didático de língua portuguesa. Revista Entrelaces, Fortaleza, ano 4, n. 4, p. 33-49, set. 2014.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo deste trabalho é analisar, à luz da Análise de Discurso pecheuxtiana, como a leitura é tratada no livro didático de Língua Portuguesa. Para tal objetivo, foi selecionado, como corpus, o livro de Língua Portuguesa – 6º ano, da coleção Diálogo. É sabido que o livro didático é, por muitas vezes, o único recurso pedagógico do professor, sendo, portanto, fundamental que este possa ser objeto de variados estudos, tendo em vista sua larga utilização em sala de aula. Como resultado preliminar da pesquisa em curso, é possível afirmar que as seções observadas ainda consideram o texto como tendo um único sentido que deve ser captado pelo aluno, sem instigar uma problematização da leitura, expondo o olhar leitor, apenas, para “partes do texto”, e não para a opacidade da língua e nem mesmo para a relação desta com a história e o ideológico, que permeiam o processo de leitura na construção dos sentidos.
Abstract: The aim of this paper is to analyze how the reading is designed in a Portuguese textbook. In order to reach this purpose, we selected a book called Português Linguagens, used in the sixth grade of Elementary School. As a preliminary result, we can say that this book still considers the text as having a previous sense, thus, exposing the reader’s attention only to “parts of the text” and not to the opacity of the language and even to the relationship of this with the history and the ideology that permeate the reading process in constructing meanings.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23302
ISSN : 1980-4571 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_art_fmslimapheine.pdf556,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.