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dc.contributor.authorLima, Flágila Marinho da Silva-
dc.contributor.authorHeine, Palmira-
dc.date.accessioned2017-06-16T12:57:06Z-
dc.date.available2017-06-16T12:57:06Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLIMA, Flágila Marinho da Silva; HEINE, Palmira. A leitura numa perspectiva discursiva: sujeito imaginário e silenciamentos em um livro didático de língua portuguesa. Revista Entrelaces, Fortaleza, ano 4, n. 4, p. 33-49, set. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4571 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23302-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to analyze how the reading is designed in a Portuguese textbook. In order to reach this purpose, we selected a book called Português Linguagens, used in the sixth grade of Elementary School. As a preliminary result, we can say that this book still considers the text as having a previous sense, thus, exposing the reader’s attention only to “parts of the text” and not to the opacity of the language and even to the relationship of this with the history and the ideology that permeate the reading process in constructing meanings.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectSentidospt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.titleA leitura numa perspectiva discursiva: sujeito imaginário e silenciamentos em um livro didático de língua portuguesapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste trabalho é analisar, à luz da Análise de Discurso pecheuxtiana, como a leitura é tratada no livro didático de Língua Portuguesa. Para tal objetivo, foi selecionado, como corpus, o livro de Língua Portuguesa – 6º ano, da coleção Diálogo. É sabido que o livro didático é, por muitas vezes, o único recurso pedagógico do professor, sendo, portanto, fundamental que este possa ser objeto de variados estudos, tendo em vista sua larga utilização em sala de aula. Como resultado preliminar da pesquisa em curso, é possível afirmar que as seções observadas ainda consideram o texto como tendo um único sentido que deve ser captado pelo aluno, sem instigar uma problematização da leitura, expondo o olhar leitor, apenas, para “partes do texto”, e não para a opacidade da língua e nem mesmo para a relação desta com a história e o ideológico, que permeiam o processo de leitura na construção dos sentidos.pt_BR
dc.title.enReading in the perspective discursive: imaginary and subject in a textbook of portuguese language teachingpt_BR
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