Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23302
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Flágila Marinho da Silva | - |
dc.contributor.author | Heine, Palmira | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-16T12:57:06Z | - |
dc.date.available | 2017-06-16T12:57:06Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Flágila Marinho da Silva; HEINE, Palmira. A leitura numa perspectiva discursiva: sujeito imaginário e silenciamentos em um livro didático de língua portuguesa. Revista Entrelaces, Fortaleza, ano 4, n. 4, p. 33-49, set. 2014. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1980-4571 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23302 | - |
dc.description.abstract | The aim of this paper is to analyze how the reading is designed in a Portuguese textbook. In order to reach this purpose, we selected a book called Português Linguagens, used in the sixth grade of Elementary School. As a preliminary result, we can say that this book still considers the text as having a previous sense, thus, exposing the reader’s attention only to “parts of the text” and not to the opacity of the language and even to the relationship of this with the history and the ideology that permeate the reading process in constructing meanings. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrelaces | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Sentidos | pt_BR |
dc.subject | Compreensão | pt_BR |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.title | A leitura numa perspectiva discursiva: sujeito imaginário e silenciamentos em um livro didático de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo deste trabalho é analisar, à luz da Análise de Discurso pecheuxtiana, como a leitura é tratada no livro didático de Língua Portuguesa. Para tal objetivo, foi selecionado, como corpus, o livro de Língua Portuguesa – 6º ano, da coleção Diálogo. É sabido que o livro didático é, por muitas vezes, o único recurso pedagógico do professor, sendo, portanto, fundamental que este possa ser objeto de variados estudos, tendo em vista sua larga utilização em sala de aula. Como resultado preliminar da pesquisa em curso, é possível afirmar que as seções observadas ainda consideram o texto como tendo um único sentido que deve ser captado pelo aluno, sem instigar uma problematização da leitura, expondo o olhar leitor, apenas, para “partes do texto”, e não para a opacidade da língua e nem mesmo para a relação desta com a história e o ideológico, que permeiam o processo de leitura na construção dos sentidos. | pt_BR |
dc.title.en | Reading in the perspective discursive: imaginary and subject in a textbook of portuguese language teaching | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_fmslimapheine.pdf | 556,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.