Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23268
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | O discurso persuasivo do diabo na poesia de Gregório de Matos e de Tomás Antônio Gonzaga |
Authors: | Soares, Jéssica Thais Loiola |
Keywords: | Persuação;Diabo;Gregório de Matos;Marília de Dirceu |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Revista Entrelaces |
Citation: | SOARES, Jéssica Thais Loiola. O discurso persuasivo do diabo na poesia de Gregório de Matos e de Tomás Antônio Gonzaga. Revista Entrelaces, Fortaleza, ano 3, n. 3, p. 107-122, nov. 2013. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O Diabo sempre foi alvo de inquietações, porque sua figura passou por muitas modificações no decorrer dos tempos. Tendo como base, em geral, o texto bíblico, a interpretação acerca do Diabo foi diferente em cada momento histórico. Porém, a noção de um mal, por vezes personificado na personagem do Diabo, mantém-se até os nossos dias. Nesta breve análise, deter-nos-emos sobre os resíduos do imaginário diabólico bíblico em torno da persuasão, desvinculados da ideologia maligna comumente relacionada com o Diabo, encontrados na poesia sacra de Gregório de Matos e em Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga. Para tanto, faremos uso da Teoria da Residualidade (PONTES, 1999), segundo a qual nada é original na cultura e na literatura, mas, pelo contrário, tudo remanesce de outros tempos e espaços. Assim, pretendemos demonstrar que a essência da persuasão diabólica bíblica, isto é, o resíduo, permanece, o que demonstra que as culturas e, especificamente, as literaturas, estão em contínuo processo de entrecruzamento. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23268 |
ISSN: | 1980-4571 (online) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_art_jtlsoares.pdf | 299,28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.