Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23212
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Primeiros socorros na escola : construção e validação de cartilha educativa para professores
Título em inglês: First aid in schools : construction and validation of an educational booklet for teacher
Autor(es): Galindo Neto, Nelson Miguel
Caetano, Joselany Áfio
Barros, Lívia Moreira
Silva, Telma Marques da
Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro de
Palavras-chave: Educação em Saúde;Primeiros Socorros;Escolas;Estudos de Validação
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Acta Paulista de Enfermagem
Citação: GALINDO NETO, N. M. et al. Primeiros socorros na escola : construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 87-93, 2017.
Resumo: Objetivo: Construir e validar uma cartilha educativa para professores da educação infantil e ensino fundamental I sobre primeiros socorros na escola. Métodos: Estudo metodológico realizado a partir da construção do material educativo, com posterior validação por 22 juízes e avaliação de 22 professores. A validação de conteúdo foi estabelecida a partir do Level Content Validity Index maior que 0,8. Para proporção de concordância entre os juízes foi o utilizado o teste binomial e considerado p igual ou maior que 0,8. Resultados: A cartilha aborda os primeiros socorros que devem ser realizados em 15 agravos e possui 44 páginas. Todos os itens foram avaliados como pertinentes e o Level Content Validity Index possuiu média de 0,96. A cartilha foi aprovada pelos professores com índice de concordância 1,0. Conclusão: A cartilha foi construída e validada e pode ser utilizada pela enfermagem na educação em saúde com professores sobre primeiros socorros na escola.
Abstract: Objective: To develop and validate an educational booklet for preschool and elementary I education teachers on first aid procedures in schools. Methods: Methodological study based on the construction of an educational material with subsequent validation by 22 experts and assessment by 22 teachers. Content validation was established based on the Content Validity Index higher than 0.8. Binomial test considering p equal or higher than 0.8 was used for the proportion of agreement among the experts. Results: The educational booklet containing 44 pages addresses first aid procedures that should be performed for 15 health-related problems. All the items were considered relevant and the Level Content Validity Index presented mean value of 0.96. The booklet was approved by the teachers with an agreement index of 1.0. Conclusion: The booklet was developed and validated and may be used by nursing in health care education with teachers regarding first aid procedures in schools
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23212
ISSN: 1982-0194 On line
0103-2100 Impresso
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_nmgalindoneto.pdf433,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.