Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23140
Type: Artigo de Periódico
Title: Mudanças na estrutura curricular da educação básica do Brasil e de Portugal e a formação continuada dos professores
Other Titles: Cambios em la estructura del plan curricular de la educación básica de Brasil y Portugal y formación continua de los profesores
Title in English: Changes in the basic education curriculum from Brazil and Portugal and the continuing teacher education
Authors: Lopes Neta, Natércia de Andrade
Figueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro
Keywords: Currículo;Formação Continuada do Professor;Mudanças curriculares;Avaliações em larga escala
Issue Date: 2016
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: Lopes Neta, N. A.; Figueira, A. P. M. C. C. (2016)
Abstract in Brazilian Portuguese: O currículo é a base do planejamento do professor. Nele está contido o conjunto de ações pedagógicas, a concepção de sociedade e de educação a serem adotadas pelas Escolas. Nos últimos anos, foram criados instrumentos legais para alteração do currículo que refletem uma preocupação de Portugal e do Brasil entre optar por um ensino baseado em conteúdos, ou por um ensino fundamentado em competências. Em comum, encontra-se o objetivo dos dois países de elevar a qualidade da educação refletida nos índices das avaliações em larga escala. Neste artigo, objetivamos apresentar as principais discussões acerca das mudanças na estrutura curricular ocorridas em Portugal e no Brasil e as possíveis implicações para a prática pedagógica do professor. Percebemos que a formação continuada para os professores pode ter papel decisivo para a elevação dos níveis educacionais, sem, obrigatoriamente, haver a necessidade de reformas curriculares.
Abstract: Curriculum is the teacher’s planning base. It represents a set of pedagogical actions, as well the conception of society and education to be adopted by schools. Over the past years, some legal instruments were designed to change the curriculum, reflecting the interests of Portugal and Brazil, which had to opt between the contentbased teaching and the competence-based teaching. Both countries have as a common goal to improve the quality of education, which is believed to be reflected in the indices of large-scale assessments. In this article, we present the main discussions about changes in the curriculum occurred in Portugal and Brazil and their possible implications for the teacher’s pedagogical practice. We see that the continuing teacher education may have a decisive role to raising educational levels, without necessarily demanding curricular reforms.
Abstract in Spanish: El plan de estudios es la base de planificación del profesor. En él están descritos el conjunto de acciones pedagógicas, la concepción de sociedad y de educación que será practicado por las escuelas. Estos últimos años, los instrumentos legales están diseñados para cambiar el plan de estudios, lo que demuestra los intereses de Portugal y de Brasil entre optar por una enseñanza basada en el contenido o una otra basada en habilidades. La meta común entre los dos países es mejorar la calidad de la educación manifiesta en los indicadores de evaluaciones de gran escala. En este artículo buscamos presentar los principales debates sobre los cambios en el plan de estudios ocurridos en Portugal y Brasil y las posibles implicaciones para la práctica pedagógica del profesor. Defendemos que la educación continua de los profesores pueda desempeñar un papel decisivo en el aumento de los niveles educativos sin que haya, obligatoriamente, la necesidad de una reforma curricular.
Description: LOPES NETA, Natércia de Andrade; FIGUEIRA, Ana Paula Mendes Correia Couceiro. Mudanças na estrutura curricular da educação básica do Brasil e de Portugal e a formação continuada dos professores. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 38, n. 72, p. 76-88, jul./dez. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23140
ISSN: 2526-0847 (online)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_art_nalnetaapmccfigueira.pdf225,72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.