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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23140
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lopes Neta, Natércia de Andrade | - |
dc.contributor.author | Figueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-08T15:26:16Z | - |
dc.date.available | 2017-06-08T15:26:16Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Lopes Neta, N. A.; Figueira, A. P. M. C. C. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-0847 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23140 | - |
dc.description | LOPES NETA, Natércia de Andrade; FIGUEIRA, Ana Paula Mendes Correia Couceiro. Mudanças na estrutura curricular da educação básica do Brasil e de Portugal e a formação continuada dos professores. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 38, n. 72, p. 76-88, jul./dez. 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Curriculum is the teacher’s planning base. It represents a set of pedagogical actions, as well the conception of society and education to be adopted by schools. Over the past years, some legal instruments were designed to change the curriculum, reflecting the interests of Portugal and Brazil, which had to opt between the contentbased teaching and the competence-based teaching. Both countries have as a common goal to improve the quality of education, which is believed to be reflected in the indices of large-scale assessments. In this article, we present the main discussions about changes in the curriculum occurred in Portugal and Brazil and their possible implications for the teacher’s pedagogical practice. We see that the continuing teacher education may have a decisive role to raising educational levels, without necessarily demanding curricular reforms. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada do Professor | pt_BR |
dc.subject | Mudanças curriculares | pt_BR |
dc.subject | Avaliações em larga escala | pt_BR |
dc.title | Mudanças na estrutura curricular da educação básica do Brasil e de Portugal e a formação continuada dos professores | pt_BR |
dc.title.alternative | Cambios em la estructura del plan curricular de la educación básica de Brasil y Portugal y formación continua de los profesores | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O currículo é a base do planejamento do professor. Nele está contido o conjunto de ações pedagógicas, a concepção de sociedade e de educação a serem adotadas pelas Escolas. Nos últimos anos, foram criados instrumentos legais para alteração do currículo que refletem uma preocupação de Portugal e do Brasil entre optar por um ensino baseado em conteúdos, ou por um ensino fundamentado em competências. Em comum, encontra-se o objetivo dos dois países de elevar a qualidade da educação refletida nos índices das avaliações em larga escala. Neste artigo, objetivamos apresentar as principais discussões acerca das mudanças na estrutura curricular ocorridas em Portugal e no Brasil e as possíveis implicações para a prática pedagógica do professor. Percebemos que a formação continuada para os professores pode ter papel decisivo para a elevação dos níveis educacionais, sem, obrigatoriamente, haver a necessidade de reformas curriculares. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | El plan de estudios es la base de planificación del profesor. En él están descritos el conjunto de acciones pedagógicas, la concepción de sociedad y de educación que será practicado por las escuelas. Estos últimos años, los instrumentos legales están diseñados para cambiar el plan de estudios, lo que demuestra los intereses de Portugal y de Brasil entre optar por una enseñanza basada en el contenido o una otra basada en habilidades. La meta común entre los dos países es mejorar la calidad de la educación manifiesta en los indicadores de evaluaciones de gran escala. En este artículo buscamos presentar los principales debates sobre los cambios en el plan de estudios ocurridos en Portugal y Brasil y las posibles implicaciones para la práctica pedagógica del profesor. Defendemos que la educación continua de los profesores pueda desempeñar un papel decisivo en el aumento de los niveles educativos sin que haya, obligatoriamente, la necesidad de una reforma curricular. | pt_BR |
dc.title.en | Changes in the basic education curriculum from Brazil and Portugal and the continuing teacher education | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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