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dc.contributor.authorMoreira, Luciano Accioly Lemos-
dc.date.accessioned2017-06-02T23:09:09Z-
dc.date.available2017-06-02T23:09:09Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationMoreira, L. A. L. (2009)pt_BR
dc.identifier.issn1984-4735-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23032-
dc.descriptionMOREIRA, Luciano Accioly Lemos. Estágio e pesquisa: uma crítica ontológica ao pragmatismo na formação docente. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 111-121, jan. 2009.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica Arma da Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectEstágio e pesquisapt_BR
dc.subjectPragmatismo e ontologia marxianapt_BR
dc.titleEstágio e pesquisa: uma crítica ontológica ao pragmatismo na formação docentept_BR
dc.title.alternativeLa pesquisa y la práctica supervisada: una critica ontológica al pragmatismo en la formación de profesorespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo presente artigo, analisa-se, sob orientação teórica da ontologia marxiana, a concepção da formação do professor e o campo do estágio supervisionado como possibilidade de pesquisa. Nessa proposta é rebaixada a função da pesquisa, do estágio e da formação do professor à mera resolução de problemas situacionais da sala de aula. A visão pragmática e utilitarista dessa concepção restringe o olhar e a reflexão do professor à esfera fenomênica da realidade social, impossibilitando-o de apreender as raízes desses conflitos.pt_BR
dc.description.abstract-esEl artículo analiza, bajo la ontologia marxiana, la concepción de la formación del profesor y el campo de la práctica supervisionada como possibilidad de pesquisa. En esta proposición, es rebajada la función de pesquisa, de la práctica y de la formación del profesor a solamente solucionar problemas situacionales en el aula. La visión pragmática de esta concepción limita la mirada y la reflexión del maestro a la esfera fenoménica de la realidad social, imposibilitandole captar las raíces de estes conflitos.pt_BR
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