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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23032
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Moreira, Luciano Accioly Lemos | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-02T23:09:09Z | - |
dc.date.available | 2017-06-02T23:09:09Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | Moreira, L. A. L. (2009) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-4735 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23032 | - |
dc.description | MOREIRA, Luciano Accioly Lemos. Estágio e pesquisa: uma crítica ontológica ao pragmatismo na formação docente. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 111-121, jan. 2009. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Eletrônica Arma da Crítica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação do professor | pt_BR |
dc.subject | Estágio e pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Pragmatismo e ontologia marxiana | pt_BR |
dc.title | Estágio e pesquisa: uma crítica ontológica ao pragmatismo na formação docente | pt_BR |
dc.title.alternative | La pesquisa y la práctica supervisada: una critica ontológica al pragmatismo en la formación de profesores | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No presente artigo, analisa-se, sob orientação teórica da ontologia marxiana, a concepção da formação do professor e o campo do estágio supervisionado como possibilidade de pesquisa. Nessa proposta é rebaixada a função da pesquisa, do estágio e da formação do professor à mera resolução de problemas situacionais da sala de aula. A visão pragmática e utilitarista dessa concepção restringe o olhar e a reflexão do professor à esfera fenomênica da realidade social, impossibilitando-o de apreender as raízes desses conflitos. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | El artículo analiza, bajo la ontologia marxiana, la concepción de la formación del profesor y el campo de la práctica supervisionada como possibilidad de pesquisa. En esta proposición, es rebajada la función de pesquisa, de la práctica y de la formación del profesor a solamente solucionar problemas situacionales en el aula. La visión pragmática de esta concepción limita la mirada y la reflexión del maestro a la esfera fenoménica de la realidad social, imposibilitandole captar las raíces de estes conflitos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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