Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22737
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Leitura, letramento digital e competência em informação
Autor(es): Cavalcante, Lidia Eugenia
Souza, Laiana Ferreira de
Palavras-chave: Letramento digital;Leitura e leitor;Competência em informação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Tecnologias na Educação
Citação: CAVALCANTE, Lidia Eugenia; SOUZA, Laiana Ferreira de. Leitura, letramento digital e competência em informação. Revista Tecnologias na Educação, ano 8, v. 17, p. 1-12, dez. 2016.
Resumo: Analisa as interfaces entre leitura, competência em informação e letramento no contexto virtual/digital. A partir de estudos teóricos oriundos das abordagens de autores das Ciências Sociais reflete sobre a necessidade de se levar em consideração as complexidades do leitor na sociedade atual, e suas relações com as Tecnologias de Informação e de Comunicação. Apresenta uma ação realizada na Disciplina Teoria e Prática da leitura, do Curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), em que os alunos produzem um blog informativo sobre leitura com intuito de evidenciar as competências informacionais necessárias para o uso de ferramentas digitais. Conclui que há transformações evidentes nos processos comunicacionais e de formação do leitor, que trazem desafios a serem enfrentados no desenvolvimento de estratégias e práticas pedagógicas por parte de profissionais que atuam na educação, comunicação e informação para lidar com as complexidades inerentes ao ambiente virtual e as atuais formas de construção de sentidos do conhecimento que advém da produção, uso, mediação e apropriação da informação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22737
ISSN: 1984-4751
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_lecavalcante.pdf91,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.