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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22611
Tipo: | Dissertação |
Título : | Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função |
Título en inglés: | Fedathi Sequence in teacher education: the concept of function |
Autor : | Mendonça, Adriana Ferreira |
Tutor: | Borges Neto, Hermínio |
Palabras clave : | Material didático digital - Fortaleza (CE);Prática Pedagógica;Professor de Matemática – formação continuada - Fortaleza (CE) |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | Mendonça, A. F.; Borges Neto, H. (2017) |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo deste trabalho foi verificar se a proposta Sequência Fedathi contribui para o ensino do conceito matemático de função. Os participantes desta pesquisa foram professores de uma escola da rede pública que fizeram uma formação para apreenderem os fundamentos da proposta. Especificamente identificou-se as concepções docentes acerca deste conceito, contribuindo com sua (re)construção, discutiu-se elementos históricos e epistemológicos e, ainda, analisou-se as mudanças na prática docente após a formação continuada. A escolha da Sequência Fedathi foi associada à sua finalidade de orientar as ações docentes no processo de elaboração e planejamento de aulas e, ainda, porque tem uma conexão muito forte com o ensino de conceitos ao valorizar a resolução de problemas, a investigação, generalização e formalização. As produções Andrade (2011), Fontenele (2013), Sousa (2015), Pinheiro (2016), Borges Neto (2013, 2017) fazem parte de nosso referencial acerca da proposta Fedathi, enquanto Descartes (1989), Kleiner (1989), Davis e Hersh (1986), Fischbein (2002) Ávila (2010) compõem a referencial sobre a intuição e a formalização de conceitos. Metodologicamente, esta pesquisa empregou os princípios da etnometodologia com suporte na pesquisa participante que permitiu a interação do pesquisador com os participantes da pesquisa, flexibilidade para mudanças de percurso devido às visões dos sujeitos e ênfase no processo. Os resultados apontam para mudanças significativas nas atitudes dos professores que consideraram que a proposta Fedathi contribui no ensino do conceito de função e que pode ser utilizada em contextos diversos propiciando uma aula mais dinâmica, com a participação ativa dos alunos. |
Descripción : | MENDONÇA, Adriana Ferreira. Sequência Fedathi na formação docente: o conceito de função. 2017. 111f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22611 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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