Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22582
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Vivências de profissionais de saúde para a formação de um ativador de mudanças |
Título en inglés: | Experiences of health professionals for the formation of a change of activator |
Autor : | Cruz, Ronny Anderson de Oliveira Sampaio, Cynthia Lima Silva, Girleianne Araújo Costa da Sanca, Vanessa Calixto Veras Moreira, Thiago Pelúcio |
Palabras clave : | Ensino Superior;Profissional de Saúde |
Fecha de publicación : | jul-2016 |
Editorial : | Revista UNINGÁ Review |
Citación : | CRUZ, R. A. O. et al. Vivências de profissionais de saúde para a formação de um ativador de mudanças. Revista UNINGÁ Review, v. 49, p. 20-25, jul./set. 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo tem como objetivo r elatar as vivências e práticas durante a realização da especialização em ativação de proce s- sos de mudanças na formação superior de profissionais de saúde. É um estudo descritivo caracterizado como artigo de atualização a partir do relato que descreve a tra jetória de pr o- fissionais de saúde egressos do curso ofertado pela Escola Nacional de Saúde pública Sergio Arouca, que tem como fin a- lidade a busca reflexiva e atual pela reorganização do processo ensino - aprendizagem pela competência nas áreas polít i- co - geren cial, educacional e cuidado à saúde com ênfase na integralidade. Foi realizado no período de 15/01/2013 a 28/02/2014 na cidade de Fortaleza no Ceará. É perceptível que a formação profissional ainda encontra - se fragmentada e tecnicista, porém conseguimos o bservar a possibilidade real de melhorias nos processos de ensino - aprendizagem vindo a co r- roborar para a construção da formação de profissionais mais críticos, reflexivos e com práticas integrativas e éticas. |
Abstract: | This article aims to report the experiences and practices during the course of specialization in activation of processes of change in the education of health professionals. It is a descri p- tive study characterized as a rticle update from the report d e- scribing the trajectory of health professionals graduating from the course offered by the National School of Public Health Sergio Arouca, which aims reflective and current pursuit of reorganization of the teaching - learning p rocess the competence in political and managerial, educational areas and health care with an emphasis on comprehensiveness. It was conducted from 15/01/2013 to 02/28/2014 in the city of Fortaleza, Ceará. It is noticeable that the training still is fragment ed and techn i- calities, but we can observe the real possibility of improv e- ments in teaching - learning processes come to corroborate to the construction of the formation of more critical, reflective and integrative practices and ethical professionals. |
URI : | http://www.uningareview.com.br/ http://diadorim.ibict.br/handle/1/580 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22582 |
ISSN : | 2318 - 0579 Online 1807 - 5053 Impresso |
Aparece en las colecciones: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_raocruz.pdf | 272,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.