Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22413
Tipo: | Dissertação |
Título : | Uso da química forense como ferramenta de ensino através da aprendizagem significativa |
Título en inglés: | Use of forensic chemistry as a teaching tool through meaningful learning |
Autor : | Souza, Ana Kedyna Ribeiro de |
Tutor: | Silva, Maria Goretti de Vasconcelos |
Palabras clave : | Química - Estudo e ensino;Química legal;Teoria da aprendizagem significativa;Ensino médio |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | SOUZA, Ana Kédyna Ribeiro de. Uso da química forense como ferramenta de ensino através da aprendizagem significativa. 2017. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | O Ensino de Química no nível médio caracteriza-se, frequentemente, como um processo de aprendizagem pautado pela memorização e falta de significado. Os professores demonstram dificuldades em relacionar a química com eventos da vida cotidiana e priorizam a metodologia tradicional. Este trabalho apresenta uma proposta de aprendizagem significativa utilizando a Química Forense. O estudo foi aplicado em uma escola de Ensino Médio do Município de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza – Ceará e presentou uma proposta de aprendizagem significativa através da abordagem da Química Forense, com integração entre realidade, significado, contextualização e aplicabilidade prática, objetivando despertar o interesse e aprendizagem dos fenômenos químicos nos alunos do Ensino Médio. No percurso metodológico, a questão da violência no município foi abordada em diálogo com a Química Forense, na elucidação com experimentação química de crimes fictícios, e relacionados aos conteúdos de química, tais como ácidos e bases, oxidação e redução, solubilidade, interações intermoleculares, funções orgânicas, entre outros. Foram aplicados três instrumentos para obtenção de dados. Primeiramente uma redação para a seleção dos alunos, posteriormente um questionário que analisou o conhecimento prévio e o segundo questionário que verificou o surgimento de novos aprendizados. Os principais resultados evidenciaram diferenças na atitude dos alunos com desenvolvimento de competências e habilidades. Concluiu-se que o resgate do interesse dos estudantes para a Química possibilitou contribuir positivamente com a aprendizagem significativa dos conteúdos formais da disciplina. |
Abstract: | The Chemistry teaching on the Higt School is usually characterized as a learning process, guided by memorization and meaninglessness. Teachers often show a few difficulties in relating the Chemistry itself with daily life events and they prioritize the traditional methodology. This work introduces a meaningful learning proposal by using the forensic Chemistry. The study was applied at a high school located at the city of Maracanaú, Fortaleza’s metropolitan region, aiming to contribute to the meaningful learning at the Chemistry’s discipline and analyze the student’s perceptions related to the interest and comprehension of Chemical phenomena. On the methodological course, the matter of violence on the city was addressed in dialogue with the forensic Chemistry, by elucidating, according to the chemical experimentation, fictions crimes, which were associated to the contents of Chemistry, as acids and bases, oxidation and reduction, solubility, intermolecular interaction, organic functions and many others. Three instruments were used to obtain data: firstly, a redaction for selecting the students; after this, a questionnaire that analyzed the previous knowledge; and then, a second questionnaire that checked the new learning appearance. The main results pointed divergences on the students behavior, by the development of skills and competences. It was concluded that the recovery of the students’ interest for Chemistry made a positive contribution to the meaningful learning of chemical formal contents. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22413 |
Aparece en las colecciones: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_dis_ akrsouza.pdf | 2,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.