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Tipo: Dissertação
Título: Análise psicométrica dos itens de educação física do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) via Teoria Clássica dos Testes
Título em inglês: Psychometric analysis of the physical education items of the National Exam of Secondary School via Classical Tests Theory
Autor(es): Sousa, Leandro Araujo de
Orientador: Braga, Adriana Eufrásio
Palavras-chave: Modelos de avaliação – Crítica e interpretação;Ensino médio - Avaliação;Exame Nacional do Ensino Médio;High school;Classical theory of tests
Data do documento: 2017
Citação: SOUSA, Leandro Araujo de. Análise psicométrica dos itens de educação física do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) via Teoria Clássica dos Testes. 2017. 69f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
Resumo: Nos últimos anos tem crescido a importância das avaliações em larga escala no contexto brasileiro, com destaque nesse cenário o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com sua reformulação em 2009, competências e habilidades da área de Educação Física têm sido inseridas na matriz de referência desse exame. Nesse mesmo ano é alterado também o método de análise dos resultados, realizado a partir da Teoria Clássica dos Testes (TCT), passando a ser utilizada a Teoria de Resposta ao Item (TRI), sob justificativa de ser mais adequada por permitir a comparabilidade dos resultados. Com isso, esta pesquisa objetivou analisar os itens de Educação Física do ENEM dos anos de 2009 a 2014 a partir da TCT. Para tanto, utilizou-se os microdados do exame disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Foram analisados os seguintes parâmetros métricos: validade, fidedignidade, dificuldade e discriminação. Utilizou-se como recurso o software SPSS, versão 20.0. Os itens apresentaram bons valores de correlação e adequação da amostra de itens. Apresentaram escores de comunalidade e cargas fatoriais inadequados para composição da prova. A Análise Fatorial Exploratória apresentou baixa explicação da variância considerando apenas um fator, mesmo a análise gráfica (scree plot) indicando a unidimensionalidade do teste. Os valores de fidedignidade da prova foram bons, não havendo influência dos itens de Educação Física. A dificuldade e discriminação apresentaram valores aceitáveis em quase todos os anos. No entanto, em 2014 a prova não apresentou unidimensionalidade, considerando a variância explicada, bem como na análise gráfica. Neste ano, os itens apresentaram alta dificuldade e baixa discriminação. Dessa forma, conclui-se que as provas de Linguagens e Códigos do ENEM apresentaram dificuldades de comprovação da unidimensionalidade, embora, tenha apresentado boa precisão, com exceção de 2014 e alguns itens de Educação Física do exame não apresentaram parâmetros adequados. Tais fatores podem comprometer a validade da medida e consequentemente dos resultados desse exame.
Abstract: In recent years the importance of large-scale evaluations in the Brazilian context has grown, with emphasis in this scenario on the National High School Examination (ENEM). With its reformulation in 2009, the skills and abilities of the Physical Education have been inserted in the reference matrix of this exam. In that same year, the method of analysis of the results, based on the Classical Tests Theory (CTT), was also changed, using the Item Response Theory (IRT), under justification of being more adequate to allow the comparability of the Results. With this, this research aimed to analyze the Physical Education items of ENEM from the years 2009 to 2014 from the CTT. For that, we used the microdata of the exam provided by the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira (INEP). The following metric parameters were analyzed: validity, reliability, difficulty and discrimination. SPSS software version 20.0 was used as a resource. The items presented good correlation values and adequacy of the item sample. They presented scores of commonality and factorial loads inadequate for the composition of the test. The Exploratory Factor Analysis presented low explanation of the variance considering only one factor, even the scree plot indicating that the test is unidimensionality. The reliability values of the test were good, with no influence of physical education items. The difficulty and discrimination presented values acceptable in almost every year. However, in 2014 the test did not present unidimensionality, considering the explained variance, as well as in the graphic analysis. This year, the items presented high difficulty and low discrimination. Thus, it is concluded that the Language and Codes tests of the ENEM presented difficulties in proving the unidimensionality, although it presented good accuracy, with the exception of 2014 and some Physical Education items of the exam did not present adequate parameters. Such factors may compromise the validity of the measure and consequently the results of such examination.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22251
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