Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22200
Type: Artigo de Periódico
Title: A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing
Authors: Nicolau, Marcos Fábio Alexandre
Keywords: Bildung;Revelação;Filosofia da Educação
Issue Date: 2014
Publisher: Revista Dialectus
Citation: Nicolau, M. F. A. (2014)
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente texto pretende apresentar a relação entre a filosofia/teologia da história e o ideal de formação da humanidade a partir da religião enquanto uma proposta pedagógica em “A Educação do Gênero Humano” de G. E. Lessing. Ao relacionar analogamente a educação com o processo de revelação ocorrido tanto no indivíduo como no gênero humano, o estudo interpreta a proposta de Lessing enquanto um projeto educacional, o que pode ser demonstrado pela forte influência que o mesmo exerceu sobre o processo de reformas educacionais na Alemanha entre os séculos XVIII e XIX.
Abstract: This paper aims to present the connection between the Philosophy/Theology of History and the ideal of humankind training from Religion as a pedagogical proposal in “The Education of the Human Race” by G. E. Lessing. By linking the education with the process of revelation occurred both in the individual and in the human race, this study interprets Lessing’s proposal as an educational process, which can be demonstrated by the strong influence that it exerted on the Germany process of educational reforms between the eighteenth and nineteenth centuries.
Description: NICOLAU, Marcos Fábio Alexandre. A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 4, p. 28-38, jan.-jun., 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22200
ISSN: 2317-2010
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_mfanicolau.pdf456,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.