Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22168
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Comprehensive care : meanings for teachers and nursing students
Título(s) alternativo(s): Cuidado integral : significados para docentes e discentes de enfermagem
Autor(es): Rangel, Rosiane Filipin
Backes, Dirce Stein
Ilha, Silomar
Siqueira, Hedi Crecencia Heckler de
Martins, Fernanda Demutti Pimpão
Zamberlan, Claudia
Palavras-chave: Assistência Integral à Saúde;Cuidados de Enfermagem;Comprehensive Health Care
Data do documento: Jan-2017
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: RANGEL, R. F. et al. Comprehensive care : meanings for teachers and nursing students. Rev Rene, Fortaleza, v. 18, n.1, p. 43-50, jan./feb. 2017.
Resumo: Objetivo : compreender o significado de cuidado integral para docentes e discentes de enfermagem. Métodos : pesquisa qualitativa, realizada com sete docentes e seis discentes do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior. Os dados foram coletados, por meio da técnica de Grupo Focal e submetidos à análise de conteúdo, na modalidade temática . Para esse artigo utilizou-se o construto cuidado integral, baseado em autores que discorrem com propriedade sobre a temática Resultados: os discentes percebem o cuidado integral como a interação subjetiva consigo e com o outro respeitando a singularidade humana por meio de uma construção gradual a fim de atender às necessidades aparentes e não aparentes. Conclusão: docentes e discentes referiram que o cuidado integral depende de uma rede de ações e precisa ser instigado desde a formação acadêmica.
Abstract: Objective : to understand the meaning of comprehensive care in the view of teachers and nursing students. Methods : qualitative research conducted with seven teachers and six students of the nursing course of a higher education institution. Data were collected using the Focal Group technique and subjected to thematic content analysis . The comprehensive care construct was used for this article as based on authors who talk with ownership of the theme. Results: the students perceive the comprehensive care as the subjective interaction with others respecting human uniqueness through a gradual construction in order to meet the apparent and non-apparent needs. Conclusion: teachers and students reported that comprehensive care depends on a network of actions and needs to be instigated since academic education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22168
ISSN: 2175-6783 On-line
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_rfrangel.pdf246,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.