Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22168
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rangel, Rosiane Filipin | - |
dc.contributor.author | Backes, Dirce Stein | - |
dc.contributor.author | Ilha, Silomar | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Hedi Crecencia Heckler de | - |
dc.contributor.author | Martins, Fernanda Demutti Pimpão | - |
dc.contributor.author | Zamberlan, Claudia | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-13T14:24:17Z | - |
dc.date.available | 2017-03-13T14:24:17Z | - |
dc.date.issued | 2017-01 | - |
dc.identifier.citation | RANGEL, R. F. et al. Comprehensive care : meanings for teachers and nursing students. Rev Rene, Fortaleza, v. 18, n.1, p. 43-50, jan./feb. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-6783 On-line | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22168 | - |
dc.description.abstract | Objective : to understand the meaning of comprehensive care in the view of teachers and nursing students. Methods : qualitative research conducted with seven teachers and six students of the nursing course of a higher education institution. Data were collected using the Focal Group technique and subjected to thematic content analysis . The comprehensive care construct was used for this article as based on authors who talk with ownership of the theme. Results: the students perceive the comprehensive care as the subjective interaction with others respecting human uniqueness through a gradual construction in order to meet the apparent and non-apparent needs. Conclusion: teachers and students reported that comprehensive care depends on a network of actions and needs to be instigated since academic education. | pt_BR |
dc.language.iso | es | pt_BR |
dc.publisher | Rev Rene | pt_BR |
dc.subject | Assistência Integral à Saúde | pt_BR |
dc.subject | Cuidados de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Comprehensive Health Care | pt_BR |
dc.title | Comprehensive care : meanings for teachers and nursing students | pt_BR |
dc.title.alternative | Cuidado integral : significados para docentes e discentes de enfermagem | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetivo : compreender o significado de cuidado integral para docentes e discentes de enfermagem. Métodos : pesquisa qualitativa, realizada com sete docentes e seis discentes do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior. Os dados foram coletados, por meio da técnica de Grupo Focal e submetidos à análise de conteúdo, na modalidade temática . Para esse artigo utilizou-se o construto cuidado integral, baseado em autores que discorrem com propriedade sobre a temática Resultados: os discentes percebem o cuidado integral como a interação subjetiva consigo e com o outro respeitando a singularidade humana por meio de uma construção gradual a fim de atender às necessidades aparentes e não aparentes. Conclusão: docentes e discentes referiram que o cuidado integral depende de uma rede de ações e precisa ser instigado desde a formação acadêmica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_rfrangel.pdf | 246,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.