Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21798
Tipo: | Dissertação |
Título: | A articulação hipotática adverbial: uma proposta funcionalista para o ensino |
Título em inglês: | The adverbial hypothetical articulation: a functionalist proposal for teaching |
Autor(es): | Cavalcante Filho, Luciano Araújo |
Orientador: | Nogueira, Márcia Teixeira |
Palavras-chave: | Língua portuguesa – Metodologia de ensino Ensino fundamental - Língua portuguesa;Competência discursiva;Competência linguística;Relational propositions inferred;Textual functions-essay |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | Cavalcante Filho, L. A.; Nogueira, M. T. (2016) |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma proposta didática, fundamentada na teoria funcionalista da linguagem, para o ensino das funções textual-discursivas e proposições relacionais inferidas identificadas no uso de cláusulas hipotáticas adverbiais em uma turma do 9º ano de uma escola da rede pública do estado do Ceará. Para o desenvolvimento das três etapas do trabalho (sondagem, intervenção e avaliação), utilizou-se a metodologia da pesquisa-ação, a qual visa ao incremento do trabalho de professores e pesquisadores para que possam utilizar suas pesquisas em busca do aprimoramento de seu ensino e, consequentemente, do aprendizado de seus alunos. O objetivo geral deste estudo é propor uma abordagem para o ensino das chamadas orações adverbiais, como forma de valorizar o relevante papel dessas estruturas oracionais para a geração de sentido em situações reais de interação verbal. Buscou-se, também, refletir acerca da classificação superficial conduzida pelo ensino tradicional para esse tipo de oração. De acordo com o Funcionalismo, tal classificação recai em um grave equívoco, pois várias proposições relacionais inferidas podem emergir em situações reais de uso de um mesmo conectivo, tais como TEMPO, CAUSA, CONDIÇÃO, etc. Ao final da aplicação da proposta, percebeu-se que as atividades de orientação funcionalista exerceram uma influência positiva no que se refere ao ensino do uso das orações adverbiais e suas funções textual-discursivas, pois os resultados obtidos na etapa final demonstraram uma melhora bastante significativa na aprendizagem dos alunos. Dessa forma, comprovou-se que a abordagem funcionalista é capaz de orientar um ensino mais produtivo e reflexivo, favorecendo o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos, por não levar em conta a memorização de conceitos e focalizar as práticas de segmentação e classificação de orações adverbiais. |
Descrição: | CAVALCANTE FILHO, Luciano Araújo. A articulação hipotática adverbial: uma proposta funcionalista para o ensino. 2016. 123f. - Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS, Fortaleza (CE), 2016. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21798 |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_dis_lacavalcantefilho.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.