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dc.contributor.advisorNogueira, Márcia Teixeira-
dc.contributor.authorCavalcante Filho, Luciano Araújo-
dc.date.accessioned2017-01-25T16:41:59Z-
dc.date.available2017-01-25T16:41:59Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCavalcante Filho, L. A.; Nogueira, M. T. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21798-
dc.descriptionCAVALCANTE FILHO, Luciano Araújo. A articulação hipotática adverbial: uma proposta funcionalista para o ensino. 2016. 123f. - Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS, Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa – Metodologia de ensino Ensino fundamental - Língua portuguesapt_BR
dc.subjectCompetência discursivapt_BR
dc.subjectCompetência linguísticapt_BR
dc.subjectRelational propositions inferredpt_BR
dc.subjectTextual functions-essaypt_BR
dc.titleA articulação hipotática adverbial: uma proposta funcionalista para o ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho consiste em uma proposta didática, fundamentada na teoria funcionalista da linguagem, para o ensino das funções textual-discursivas e proposições relacionais inferidas identificadas no uso de cláusulas hipotáticas adverbiais em uma turma do 9º ano de uma escola da rede pública do estado do Ceará. Para o desenvolvimento das três etapas do trabalho (sondagem, intervenção e avaliação), utilizou-se a metodologia da pesquisa-ação, a qual visa ao incremento do trabalho de professores e pesquisadores para que possam utilizar suas pesquisas em busca do aprimoramento de seu ensino e, consequentemente, do aprendizado de seus alunos. O objetivo geral deste estudo é propor uma abordagem para o ensino das chamadas orações adverbiais, como forma de valorizar o relevante papel dessas estruturas oracionais para a geração de sentido em situações reais de interação verbal. Buscou-se, também, refletir acerca da classificação superficial conduzida pelo ensino tradicional para esse tipo de oração. De acordo com o Funcionalismo, tal classificação recai em um grave equívoco, pois várias proposições relacionais inferidas podem emergir em situações reais de uso de um mesmo conectivo, tais como TEMPO, CAUSA, CONDIÇÃO, etc. Ao final da aplicação da proposta, percebeu-se que as atividades de orientação funcionalista exerceram uma influência positiva no que se refere ao ensino do uso das orações adverbiais e suas funções textual-discursivas, pois os resultados obtidos na etapa final demonstraram uma melhora bastante significativa na aprendizagem dos alunos. Dessa forma, comprovou-se que a abordagem funcionalista é capaz de orientar um ensino mais produtivo e reflexivo, favorecendo o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos, por não levar em conta a memorização de conceitos e focalizar as práticas de segmentação e classificação de orações adverbiais.pt_BR
dc.title.enThe adverbial hypothetical articulation: a functionalist proposal for teachingpt_BR
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

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