Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21238
Tipo: Artigo de Periódico
Título : O fenômeno da precarização e da flexibilização laboral no âmbito da universidade pública brasileira: o caso dos professores substitutos
Título en inglés: The phenomenon of precarization and flexibilization of labor in the brazilian public university: a case study on substitute teachers
Autor : Aquino, Cassio Adriano Braz de
Moita, Dímitre Sampaio
Correa, Guto Mariano
Souza, Karlinne de Oliveira
Palabras clave : Trabalho;Precarização;Subjetividade;Psicologia Social;Work;Precarization;Subjectivity;Social Psychology
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Athenea Digital
Citación : AQUINO, Cássio Adriano Braz de; MOITA, Dímitre Sampaio; CORREA, Guto Mariano; SOUZA, Karlinne de Oliveira. O fenômeno da precarização e da flexibilização laboral no âmbito da universidade pública brasileira: o caso dos professores substitutos. Athenea Digital, Bellaterra, v. 14, n. 1, p. 173-193, marzo 2014.
Resumen en portugués brasileño: O artigo constitui relato de pesquisa acerca do fenômeno da precarização e da flexibilização laboral no âmbito da Universidade Pública Brasileira, investigando a experiência de trabalho dos professores substitutos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e os dados, construídos a partir da Análise Sociológica do Discurso. Propomo-nos a investigar o lugar ocupado pelo trabalho na vida desses professores e quais as evidências de flexibilização e precarização identificadas por eles em seu exercício profissional. Além disso, pretendemos colaborar com as discussões sobre os processos de subjetivação através do trabalho, investigando os impactos aludidos pelos professores substitutos em sua constituição subjetiva. Âmbito em que a temporalidade constitui recurso privilegiado de compreensão das transformações que caracterizam a contemporaneidade.
Abstract: This paper consists in the research report on the phenomenon of precarization and flexibilization of labor in the Brazilian Public University, researching the work experience of substitute teachers. Semi-structured interviews were conducted and the data were built from the Sociological Analysis of Speech. We propose to investigate the role occupied by work in the life of such teachers and which evidences of precarization and flexibilization is made clear by them in their professional practice. Furthermore, we intend to collaborate with discussions on the processes of subjectification through work, investigating the impacts alluded by substitute teachers in their subjective constitution. In this Context, temporality holds privileged resource of understanding the transformations that characterize contemporaneity.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21238
ISSN : 1578-8946
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_art_cabaquino.pdf168,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.