Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21238
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | O fenômeno da precarização e da flexibilização laboral no âmbito da universidade pública brasileira: o caso dos professores substitutos |
Título en inglés: | The phenomenon of precarization and flexibilization of labor in the brazilian public university: a case study on substitute teachers |
Autor : | Aquino, Cassio Adriano Braz de Moita, Dímitre Sampaio Correa, Guto Mariano Souza, Karlinne de Oliveira |
Palabras clave : | Trabalho;Precarização;Subjetividade;Psicologia Social;Work;Precarization;Subjectivity;Social Psychology |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | Athenea Digital |
Citación : | AQUINO, Cássio Adriano Braz de; MOITA, Dímitre Sampaio; CORREA, Guto Mariano; SOUZA, Karlinne de Oliveira. O fenômeno da precarização e da flexibilização laboral no âmbito da universidade pública brasileira: o caso dos professores substitutos. Athenea Digital, Bellaterra, v. 14, n. 1, p. 173-193, marzo 2014. |
Resumen en portugués brasileño: | O artigo constitui relato de pesquisa acerca do fenômeno da precarização e da flexibilização laboral no âmbito da Universidade Pública Brasileira, investigando a experiência de trabalho dos professores substitutos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e os dados, construídos a partir da Análise Sociológica do Discurso. Propomo-nos a investigar o lugar ocupado pelo trabalho na vida desses professores e quais as evidências de flexibilização e precarização identificadas por eles em seu exercício profissional. Além disso, pretendemos colaborar com as discussões sobre os processos de subjetivação através do trabalho, investigando os impactos aludidos pelos professores substitutos em sua constituição subjetiva. Âmbito em que a temporalidade constitui recurso privilegiado de compreensão das transformações que caracterizam a contemporaneidade. |
Abstract: | This paper consists in the research report on the phenomenon of precarization and flexibilization of labor in the Brazilian Public University, researching the work experience of substitute teachers. Semi-structured interviews were conducted and the data were built from the Sociological Analysis of Speech. We propose to investigate the role occupied by work in the life of such teachers and which evidences of precarization and flexibilization is made clear by them in their professional practice. Furthermore, we intend to collaborate with discussions on the processes of subjectification through work, investigating the impacts alluded by substitute teachers in their subjective constitution. In this Context, temporality holds privileged resource of understanding the transformations that characterize contemporaneity. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21238 |
ISSN : | 1578-8946 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_cabaquino.pdf | 168,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.