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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O fenômeno da precarização e da flexibilização laboral no âmbito da universidade pública brasileira: o caso dos professores substitutos
Título em inglês: The phenomenon of precarization and flexibilization of labor in the brazilian public university: a case study on substitute teachers
Autor(es): Aquino, Cassio Adriano Braz de
Moita, Dímitre Sampaio
Correa, Guto Mariano
Souza, Karlinne de Oliveira
Palavras-chave: Trabalho;Precarização;Subjetividade;Psicologia Social;Work;Precarization;Subjectivity;Social Psychology
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Athenea Digital
Citação: AQUINO, Cássio Adriano Braz de; MOITA, Dímitre Sampaio; CORREA, Guto Mariano; SOUZA, Karlinne de Oliveira. O fenômeno da precarização e da flexibilização laboral no âmbito da universidade pública brasileira: o caso dos professores substitutos. Athenea Digital, Bellaterra, v. 14, n. 1, p. 173-193, marzo 2014.
Resumo: O artigo constitui relato de pesquisa acerca do fenômeno da precarização e da flexibilização laboral no âmbito da Universidade Pública Brasileira, investigando a experiência de trabalho dos professores substitutos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e os dados, construídos a partir da Análise Sociológica do Discurso. Propomo-nos a investigar o lugar ocupado pelo trabalho na vida desses professores e quais as evidências de flexibilização e precarização identificadas por eles em seu exercício profissional. Além disso, pretendemos colaborar com as discussões sobre os processos de subjetivação através do trabalho, investigando os impactos aludidos pelos professores substitutos em sua constituição subjetiva. Âmbito em que a temporalidade constitui recurso privilegiado de compreensão das transformações que caracterizam a contemporaneidade.
Abstract: This paper consists in the research report on the phenomenon of precarization and flexibilization of labor in the Brazilian Public University, researching the work experience of substitute teachers. Semi-structured interviews were conducted and the data were built from the Sociological Analysis of Speech. We propose to investigate the role occupied by work in the life of such teachers and which evidences of precarization and flexibilization is made clear by them in their professional practice. Furthermore, we intend to collaborate with discussions on the processes of subjectification through work, investigating the impacts alluded by substitute teachers in their subjective constitution. In this Context, temporality holds privileged resource of understanding the transformations that characterize contemporaneity.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21238
ISSN: 1578-8946
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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