Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21186
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Entre o ensinar e o aprender: caminhos metodológicos para a compreensão de experiências urbanas.
Autor : Silva, Cristina Maria da
Palabras clave : Antropologia;Educação;Experiências urbanas
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Revista Espaço Acadêmico
Resumen en portugués brasileño: Através do trabalho de orientação de estudantes da graduação em ciências sociais, a antropologia tem sido para nós, uma das formas de conhecimento e ao mesmo tempo tem nos oferecido caminhos metodológicos para pensar as experiências urbanas, bem como trazer para a compreensão das cidades, os elementos culturais e as narrativas que compõem as suas práticas e vivências. A partir de dois trabalhos de orientação, no Grupo de Pesquisa: Rastros Urbanos temos buscado, através de diferentes perspectivas de investigação, outras referências de acesso às experiências urbanas: o universo do grafite, com suas grafias e narrativas, bem como os trajetos das pessoas em situação de rua e suas práticas alimentares para pensarmos a cidade. O trabalho nos instiga a compor a moldura narrativa das circunstâncias dos ensinamentos e aprendizados, diante dos quais buscamos compreender os sentidos da educação e dos agentes envolvidos: o docente-orientador e o estudante como pesquisador. Nos universos de pesquisa abordados, incluir as referências antropológicas, como campo de articulações teóricas e metodológicas, faz-nos refletir os processos de ensino e aprendizagem e das escolhas singulares de pesquisas e pensarmos sobre como olhamos para as cidades e como têm sido compostas nossas narrativas sobre elas.
Abstract: By means of the supervision work with undergraduate Social Sciences’ students, Anthropology has been to us a form of knowledge, at the same time when it offers methodological paths to consider urban experiences, to understand cities and the narratives and cultural elements forming its practices and lived experiences. Through two supervision works within the Research Group: Rastros Urbanos (Urban Tracks), we’ve aimed, through different research perspectives, other references to access urban experiences: the graffiti universe, with its graphics and narratives, as well as the trajectories of street people and their eating practices. The work drives us to compose the narrative frame of the circumstances of narratives and learning, which we face to understand the meanings of education and its agents: the professor-supervisor and the student as researcher. In the approached research universes, to include anthropological references as a field of theoretical and methodological articulations, makes us reflect upon the processes of teaching and learning and specific research choices, and to think about how we gaze upon cities and how the narratives about them are composed.
Descripción : SILVA, Cristina Maria da. Entre o ensinar e o aprender: caminhos metodológicos para a compreensão de experiências urbanas. Revista Espaço Acadêmico, Campinas, v. 14, n. 163, p. 1-8, 2014.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21186
ISSN : 1519-6186
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_art_cmsilva.pdf271,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.