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dc.contributor.authorSilva, Cristina Maria da-
dc.date.accessioned2016-11-30T13:20:55Z-
dc.date.available2016-11-30T13:20:55Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn1519-6186-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21186-
dc.descriptionSILVA, Cristina Maria da. Entre o ensinar e o aprender: caminhos metodológicos para a compreensão de experiências urbanas. Revista Espaço Acadêmico, Campinas, v. 14, n. 163, p. 1-8, 2014.pt_BR
dc.description.abstractBy means of the supervision work with undergraduate Social Sciences’ students, Anthropology has been to us a form of knowledge, at the same time when it offers methodological paths to consider urban experiences, to understand cities and the narratives and cultural elements forming its practices and lived experiences. Through two supervision works within the Research Group: Rastros Urbanos (Urban Tracks), we’ve aimed, through different research perspectives, other references to access urban experiences: the graffiti universe, with its graphics and narratives, as well as the trajectories of street people and their eating practices. The work drives us to compose the narrative frame of the circumstances of narratives and learning, which we face to understand the meanings of education and its agents: the professor-supervisor and the student as researcher. In the approached research universes, to include anthropological references as a field of theoretical and methodological articulations, makes us reflect upon the processes of teaching and learning and specific research choices, and to think about how we gaze upon cities and how the narratives about them are composed.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Espaço Acadêmicopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectExperiências urbanaspt_BR
dc.titleEntre o ensinar e o aprender: caminhos metodológicos para a compreensão de experiências urbanas.pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAtravés do trabalho de orientação de estudantes da graduação em ciências sociais, a antropologia tem sido para nós, uma das formas de conhecimento e ao mesmo tempo tem nos oferecido caminhos metodológicos para pensar as experiências urbanas, bem como trazer para a compreensão das cidades, os elementos culturais e as narrativas que compõem as suas práticas e vivências. A partir de dois trabalhos de orientação, no Grupo de Pesquisa: Rastros Urbanos temos buscado, através de diferentes perspectivas de investigação, outras referências de acesso às experiências urbanas: o universo do grafite, com suas grafias e narrativas, bem como os trajetos das pessoas em situação de rua e suas práticas alimentares para pensarmos a cidade. O trabalho nos instiga a compor a moldura narrativa das circunstâncias dos ensinamentos e aprendizados, diante dos quais buscamos compreender os sentidos da educação e dos agentes envolvidos: o docente-orientador e o estudante como pesquisador. Nos universos de pesquisa abordados, incluir as referências antropológicas, como campo de articulações teóricas e metodológicas, faz-nos refletir os processos de ensino e aprendizagem e das escolhas singulares de pesquisas e pensarmos sobre como olhamos para as cidades e como têm sido compostas nossas narrativas sobre elas.pt_BR
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