Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21139
Type: Artigo de Evento
Title: A ludicidade sob a perspectiva da aprendizagem infantil
Authors: Aguiar, Silvana Oliveira
Gomes, Raimunda Olímpia de Aguiar
Keywords: Aprendizagem infantil;Atividade lúdica;Atividades pedagógicas
Issue Date: 2011
Publisher: 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
Citation: AGUIAR, Silvana Oliveira; GOMES, Raimunda Olímpia de Aguiar. A ludicidade sob a perspectiva da aprendizagem infantil. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-10
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente artigo foi construído a partir da investigação realizada em uma escola que teve como universo quinze crianças, alunas da Educação Infantil. O lócus da investigação foi uma escola da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE. Para essa pesquisa foi delineado como objetivo geral: analisar o processo da aprendizagem infantil por meio de práticas pedagógicas de natureza lúdica. Sendo fundamentada pelos princípios da Teoria Sócio-histórica. O método da investigação foi um estudo de caso único (YIN, 2000). Utilizou-se como instrumento da investigação a observação participante, das atividades dirigidas realizadas no espaço escolar. Observou-se com a pesquisa que a brincadeira pode tornar-se uma alternativa para a aprendizagem da criança na educação infantil. Concluiu-se que o professor pode utilizar-se do brinquedo como recurso pedagógico, já que a brincadeira oportuniza diferentes situações de aprendizagem para a criança.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21139
ISSN: 2177-7624
Appears in Collections:CH - Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_eve_soaguiarroagomes.pdf161,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.