Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21139
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAguiar, Silvana Oliveira-
dc.contributor.authorGomes, Raimunda Olímpia de Aguiar-
dc.date.accessioned2016-11-21T16:52:28Z-
dc.date.available2016-11-21T16:52:28Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationAGUIAR, Silvana Oliveira; GOMES, Raimunda Olímpia de Aguiar. A ludicidade sob a perspectiva da aprendizagem infantil. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-10pt_BR
dc.identifier.issn2177-7624-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21139-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxospt_BR
dc.subjectAprendizagem infantilpt_BR
dc.subjectAtividade lúdicapt_BR
dc.subjectAtividades pedagógicaspt_BR
dc.titleA ludicidade sob a perspectiva da aprendizagem infantilpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo foi construído a partir da investigação realizada em uma escola que teve como universo quinze crianças, alunas da Educação Infantil. O lócus da investigação foi uma escola da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE. Para essa pesquisa foi delineado como objetivo geral: analisar o processo da aprendizagem infantil por meio de práticas pedagógicas de natureza lúdica. Sendo fundamentada pelos princípios da Teoria Sócio-histórica. O método da investigação foi um estudo de caso único (YIN, 2000). Utilizou-se como instrumento da investigação a observação participante, das atividades dirigidas realizadas no espaço escolar. Observou-se com a pesquisa que a brincadeira pode tornar-se uma alternativa para a aprendizagem da criança na educação infantil. Concluiu-se que o professor pode utilizar-se do brinquedo como recurso pedagógico, já que a brincadeira oportuniza diferentes situações de aprendizagem para a criança.pt_BR
Aparece nas coleções:CH - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_soaguiarroagomes.pdf161,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.