Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21139
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Aguiar, Silvana Oliveira | - |
dc.contributor.author | Gomes, Raimunda Olímpia de Aguiar | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-21T16:52:28Z | - |
dc.date.available | 2016-11-21T16:52:28Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Silvana Oliveira; GOMES, Raimunda Olímpia de Aguiar. A ludicidade sob a perspectiva da aprendizagem infantil. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-10 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-7624 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21139 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem infantil | pt_BR |
dc.subject | Atividade lúdica | pt_BR |
dc.subject | Atividades pedagógicas | pt_BR |
dc.title | A ludicidade sob a perspectiva da aprendizagem infantil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo foi construído a partir da investigação realizada em uma escola que teve como universo quinze crianças, alunas da Educação Infantil. O lócus da investigação foi uma escola da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE. Para essa pesquisa foi delineado como objetivo geral: analisar o processo da aprendizagem infantil por meio de práticas pedagógicas de natureza lúdica. Sendo fundamentada pelos princípios da Teoria Sócio-histórica. O método da investigação foi um estudo de caso único (YIN, 2000). Utilizou-se como instrumento da investigação a observação participante, das atividades dirigidas realizadas no espaço escolar. Observou-se com a pesquisa que a brincadeira pode tornar-se uma alternativa para a aprendizagem da criança na educação infantil. Concluiu-se que o professor pode utilizar-se do brinquedo como recurso pedagógico, já que a brincadeira oportuniza diferentes situações de aprendizagem para a criança. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CH - Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_eve_soaguiarroagomes.pdf | 161,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.