Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20827
Tipo: Tese
Título : Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseado na sequência Fedathi
Título en inglés: Design and development of continuing education based math teachers following Fedathi
Autor : Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
Tutor: Borges Neto, Hermínio
Palabras clave : Aprendizagem por atividades - Fortaleza (CE);Matemática - Estudo e ensino - Fortaleza (CE);Professores e alunos - Fortaleza (CE);Teacher of mathematics;Fedathi sequence
Fecha de publicación : 2016
Citación : PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseado na sequência Fedathi. 2016. 138f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
Resumen en portugués brasileño: A formação de professores é perpassada por vários dilemas. Discussões e pesquisas sobre formação continuada de professores mobilizam reflexões sobre as dimensões do desenvolvimento profissional docente e entendimentos distintos são expressos. Pela vivência e discussão sobre o assunto, busca-se compreender de que modo os professores de Matemática reconstituem suas práticas pedagógicas com suporte em ensaios, interações e acompanhamentos didáticos. Ampliando os estudos, identificam-se a necessidade de se dispor de um desenho de formação continuada específico para o professor de Matemática do Ensino Fundamental. Reunindo-se as dificuldades pedagógicas do professor em exercício e aquelas inerentes ao código da disciplina Matemática, surgiu a proposta de se organizar uma metodologia de formação que articulasse teoria-prática para ampliar os conhecimentos docentes, e que se baseasse na Sequência Fedathi para mediar a formação de conceitos matemáticos. Com origem nessa ideia inicial, algumas questões passaram a nortear a reflexão: quais as bases pedagógicas para uma metodologia de formação continuada para professores de Matemática em exercício? Qual o desenho dos encontros de formação adequado ao emprego desta metodologia, tendo em vista as características do público a que se destina? Quais as orientações adequadas para a formação de conceitos teórico-didáticos desse professor e de seus alunos baseados na Sequência Fedathi? Este estudo procurou respostas para estas perguntas por meio do desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para formação continuada de professores de Matemática em serviço e que atuem no Ensino Fundamental. Esse estudo se justifica pela importância de investigar um modelo de formação continuada que colabore com a orientação de formação dos professores de Matemática da escola, tomando como pressuposto sua atuação em serviço e suas necessidades de atualização, ressignificação e troca de experiências com seus pares naturais inseridos numa mesma comunidade. Mostramos um modelo de formação composto por orientações metodológicas que contemplam as dimensões teóricas, prática, cultural e relacional baseada na Sequência Fedathi.
Abstract: Teacher education is an issue transversed by several dilemmas. Discussion and research on continuing teacher education have mobilized reflections on the dimensions of teacher professional development and different understandings have been presented. In our experience and discussions, we attempt to understand how teachers of Mathematics rebuilding their teaching practices from studies, interactions and educational monitoring. Broadening our studies, we found out the need for a continuing education design specific for math teacher of elementary school. Bringing together difficulties both in teachers´ practice and in math language, has given rise to think about organizing an education methodology that articulate theory and practice to improve teaching skills based on Fedathi Sequence to mediate the formation of concepts. From this initial idea, some questions guided the discussion: What are the pedagogical basis for a continuing education methodology for math teachers in-service? What lecture design is suited to such methodology considering the characteristics of the target audience? Which are the appropriate guidelines for the math teachers and students formation on theoretical and didactic concepts, based on Fedathi Sequence? This study sought for answers to these questions through the design of a pedagogical methodology for continuing math teacher education in-service at elementary school. This study is justified by the importance of investigating a continuing education model to work with the guidance of training of school mathematics teachers taking for granted his performance in service and its upgrade needs, reframing and exchange experiences with their natural peers entered a same community.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20827
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_tese_acmpinheiro.pdf993,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.