Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20162
Type: Artigo de Periódico
Title: Algumas reflexões sobre o desafio do ensino das literaturas hispano-americanas no curso de formação de professores de espanhol como língua estrangeira
Authors: Cunha, Roseli Barros
Keywords: Formação de Professores;Literaturas;Leitura crítica;Teacher;Literatures;Critical reading
Issue Date: 2012
Publisher: Eutomia
Citation: CUNHA, Roseli Barros. Algumas reflexões sobre o desafio do ensino das literaturas hispano-americanas no curso de formação de professores de espanhol como língua estrangeira. Eutomia, Recife, v. 10, n. 1, p. 258-271, dez. 2012.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo desta comunicação é, a partir de minha experiência como docente e pesquisadora de Literaturas Hispano-Americanas, realizar uma reflexão sobre a importância do ensino desta disciplina na formação dos futuros professores de espanhol como língua estrangeira. Tratarei da diversidade literária que se apresenta no âmbito da América Hispânica, de como elas colaboram para que os alunos, e futuros professores, adquiram conhecimento sobre a produção cultural, literária e social desses países e, ainda, de que modo por meio da leitura e discussões dessas produções o senso crítico e estético dos alunos é estimulado, o que colabora para a formação integral deste indivíduo, segundo é o objetivo dos estudos universitários. Para tanto, colaboraram os seguintes aportes bibliográficos: Pizarro (1993, 1994, 1995), Ingaramo (2012), PCN (2000), PCNEM (2000) e OCEM (2006).
Abstract: The purpose of this communication is, from my experience as a teacher and researcher of Hispano-American Literature, hold a discussion about the importance of teaching this discipline in training future teachers of Spanish as a foreign language. I will treat the diversity of literature that presents itself within the Hispanic America, how they collaborate so that students and future teachers acquire knowledge about cultural production, literary and social development and also how to through reading and discussion of these productions the critical and aesthetic sense of the students is encouraged, which contributes to the integral formation of the person, the second is the goal of the university. To this end, cooperating inputs the following bibliographic: Ingaramo (2012), PCN (2000), PCNEM (2000) and OCEM (2006).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20162
ISSN: 1982-6850
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_art_arbcunha.pdf253,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.