Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20017
Type: Artigo de Periódico
Title: Os modelos de universidade na Europa do século XIX
Authors: Catroga, Fernando
Keywords: Universidade;Século XIX;Ciência
Issue Date: 2007
Publisher: Trajetos Revista de História UFC
Citation: CATROGA, Fernando. Os modelos de universidade na Europa do século XIX. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 5, n. 9/10, p. 9-41, 2007.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente estudo trata dos Modelos das Universidades Europeias no Séc. XIX, partindo do que se convencionou referir como tipos fundamentais: inglês, alemão e francês ou napoleônico. As razões desta diversidade remetem para as específicidades dos processos históricos que as determinaram (incluindo o peso das tradições universitárias), reconhecendo-se igualmente a existência de condicionantes comuns. Examina-se também o o impacto da "revolução científica", traduzido na consolidação de um ideal de saber interessado em fazer aumentar a capacidade de previsão (e provisão) e em questionar os elos das novas ciências entre si e de todas com a técnica. Como uma síntese final respeitante às relações das Universidades europeias com a sociedade desde os inícios do século XIX, poder-se-á detectar, em termos comparativos mas necessariamente genéricos e não síncronos, três fases essenciais, muito condicionadas pelos ritmos do desenvolvimento industrial.
Abstract: This study is about the European Models of Universities in 19th century, starting by which is conventionally noted as fundamental types: English, German and French or Napoleonic. The reasons for this diversity refer to the specifics of historical processes that led (including the weight of university traditions), also recognizing the existence of common conditions. Ir also examines the impact of "scientific revolution", translated in the consolidation of an ideal of knowledge interested in increasing capacity to predict (and provide) and in questioning the links of the new sciences among themselves and with ali the technique. As a final summary on the relations of European Universities with the society since the beginning of the nineteenth century, you will detect, in comparative terms and necessarily generic and not synchronous, three critical phases, much influenced by the paces of industrial development.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20017
ISSN: 1676-3033
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGH - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_art_catrogaf.pdf15,26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.