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dc.contributor.authorCatroga, Fernando-
dc.date.accessioned2016-10-05T23:38:26Z-
dc.date.available2016-10-05T23:38:26Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationCATROGA, Fernando. Os modelos de universidade na Europa do século XIX. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 5, n. 9/10, p. 9-41, 2007.pt_BR
dc.identifier.issn1676-3033-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20017-
dc.description.abstractThis study is about the European Models of Universities in 19th century, starting by which is conventionally noted as fundamental types: English, German and French or Napoleonic. The reasons for this diversity refer to the specifics of historical processes that led (including the weight of university traditions), also recognizing the existence of common conditions. Ir also examines the impact of "scientific revolution", translated in the consolidation of an ideal of knowledge interested in increasing capacity to predict (and provide) and in questioning the links of the new sciences among themselves and with ali the technique. As a final summary on the relations of European Universities with the society since the beginning of the nineteenth century, you will detect, in comparative terms and necessarily generic and not synchronous, three critical phases, much influenced by the paces of industrial development.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTrajetos Revista de História UFCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectSéculo XIXpt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.titleOs modelos de universidade na Europa do século XIXpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo trata dos Modelos das Universidades Europeias no Séc. XIX, partindo do que se convencionou referir como tipos fundamentais: inglês, alemão e francês ou napoleônico. As razões desta diversidade remetem para as específicidades dos processos históricos que as determinaram (incluindo o peso das tradições universitárias), reconhecendo-se igualmente a existência de condicionantes comuns. Examina-se também o o impacto da "revolução científica", traduzido na consolidação de um ideal de saber interessado em fazer aumentar a capacidade de previsão (e provisão) e em questionar os elos das novas ciências entre si e de todas com a técnica. Como uma síntese final respeitante às relações das Universidades europeias com a sociedade desde os inícios do século XIX, poder-se-á detectar, em termos comparativos mas necessariamente genéricos e não síncronos, três fases essenciais, muito condicionadas pelos ritmos do desenvolvimento industrial.pt_BR
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