Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19989
Tipo: Artigo de Periódico
Título : O ato fotográfico – testemunhos e imagens de Auschwitz
Autor : Lucas, Meize Regina de Lucena
Palabras clave : Dante Alighieri;Cultura renascentista;Pensamento
Fecha de publicación : 2005
Editorial : Trajetos Revista de História UFC
Citación : LUCAS, Meize Regina de Lucena. O ato fotográfico – testemunhos e imagens de Auschwitz. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 3, n. 6, p. 239-242, 2005.
Resumen en portugués brasileño: A palavra inferno, no imaginário ocidental, remete de pronto a obra de Dante Alighieri. Para além do significado da obra para entender a cultura renascentista, ela representa uma forma de compreensão do que seria o inferno. A palavra será retomada no século XX, não mais como elemento numa obra artística, mas para dar forma e sentido ao que foi vivenciado nos campos de exterminio nazistas: testemunhas e pensadores, que se dedicaram ao estudo do fenômeno concentracionário, empregam-na recorrentemente. A palavra é inexata: em vez de mortos que sofrem penas após julgados, havia seres inocentes mortos e massacrados; ao invés de um lugar imaginário, saído da mente de um literato, existiam grandes campos escondidos em meio aos bosques, planejados e construidos por homens. Auschwitz era real, ao passo que a obra de Dante era peça de ficção. No entanto, só e tão somente lá, no domínio da cultura e da imagem (pois o pensamento é também construido por Imagens), foi possível encontrar algo que pudesse traduzir (ou, pelo menos, tentar traduzir) a realidade dos campos, como observa Georges Didi-Huberman, em Images malgré tout...
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19989
ISSN : 1676-3033
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGH - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2005_art_lucasm.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.