Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19989Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Lucas, Meize Regina de Lucena | - |
| dc.date.accessioned | 2016-10-05T12:04:46Z | - |
| dc.date.available | 2016-10-05T12:04:46Z | - |
| dc.date.issued | 2005 | - |
| dc.identifier.citation | LUCAS, Meize Regina de Lucena. O ato fotográfico – testemunhos e imagens de Auschwitz. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 3, n. 6, p. 239-242, 2005. | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 1676-3033 | - |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19989 | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Trajetos Revista de História UFC | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Dante Alighieri | pt_BR |
| dc.subject | Cultura renascentista | pt_BR |
| dc.subject | Pensamento | pt_BR |
| dc.title | O ato fotográfico – testemunhos e imagens de Auschwitz | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | A palavra inferno, no imaginário ocidental, remete de pronto a obra de Dante Alighieri. Para além do significado da obra para entender a cultura renascentista, ela representa uma forma de compreensão do que seria o inferno. A palavra será retomada no século XX, não mais como elemento numa obra artística, mas para dar forma e sentido ao que foi vivenciado nos campos de exterminio nazistas: testemunhas e pensadores, que se dedicaram ao estudo do fenômeno concentracionário, empregam-na recorrentemente. A palavra é inexata: em vez de mortos que sofrem penas após julgados, havia seres inocentes mortos e massacrados; ao invés de um lugar imaginário, saído da mente de um literato, existiam grandes campos escondidos em meio aos bosques, planejados e construidos por homens. Auschwitz era real, ao passo que a obra de Dante era peça de ficção. No entanto, só e tão somente lá, no domínio da cultura e da imagem (pois o pensamento é também construido por Imagens), foi possível encontrar algo que pudesse traduzir (ou, pelo menos, tentar traduzir) a realidade dos campos, como observa Georges Didi-Huberman, em Images malgré tout... | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | PPGH - Artigos publicados em revistas científicas | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2005_art_lucasm.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.