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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19989
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lucas, Meize Regina de Lucena | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-05T12:04:46Z | - |
dc.date.available | 2016-10-05T12:04:46Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | LUCAS, Meize Regina de Lucena. O ato fotográfico – testemunhos e imagens de Auschwitz. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 3, n. 6, p. 239-242, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1676-3033 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19989 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Trajetos Revista de História UFC | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dante Alighieri | pt_BR |
dc.subject | Cultura renascentista | pt_BR |
dc.subject | Pensamento | pt_BR |
dc.title | O ato fotográfico – testemunhos e imagens de Auschwitz | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A palavra inferno, no imaginário ocidental, remete de pronto a obra de Dante Alighieri. Para além do significado da obra para entender a cultura renascentista, ela representa uma forma de compreensão do que seria o inferno. A palavra será retomada no século XX, não mais como elemento numa obra artística, mas para dar forma e sentido ao que foi vivenciado nos campos de exterminio nazistas: testemunhas e pensadores, que se dedicaram ao estudo do fenômeno concentracionário, empregam-na recorrentemente. A palavra é inexata: em vez de mortos que sofrem penas após julgados, havia seres inocentes mortos e massacrados; ao invés de um lugar imaginário, saído da mente de um literato, existiam grandes campos escondidos em meio aos bosques, planejados e construidos por homens. Auschwitz era real, ao passo que a obra de Dante era peça de ficção. No entanto, só e tão somente lá, no domínio da cultura e da imagem (pois o pensamento é também construido por Imagens), foi possível encontrar algo que pudesse traduzir (ou, pelo menos, tentar traduzir) a realidade dos campos, como observa Georges Didi-Huberman, em Images malgré tout... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGH - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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