Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19862
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol |
Authors: | Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis Linhares, Elizângela Guilherme |
Keywords: | Ensino-aprendizagem;Sala de aula;Ensino de línguas |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | EDUCAT |
Citation: | BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Radis; LINHARES, Elizângela Guilherme. Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol. In: LEFFA, Vilson José; IRALA,Valesca Brasil. (Orgs.). Uma espiadinha na sala de aula. Pelotas: EDUCAT, 2014, p. 49-78. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O ensino de línguas está cultural, social e historicamente situado. É uma ação no mundo e, portanto, articula-se com os valores e com as ideologias da sociedade, bem como com os sujeitos que a integram. Em conformidade com essa premissa, a aprendizagem não ocorre no vazio, já que “quem começa a aprender uma língua, adquire-a e a pratica em um contexto biológico, biográfico e histórico” (MARTINEZ, 2008, p. 15). Sendo assim, quer seja de acordo com uma postura que concebe a evolução da criança à medida que explora individualmente seu entorno, quer seja segundo visão que sustenta que a aprendizagem resulta de interações sociais, o processo de aprendizagem sempre se concretiza em um entorno determinado. Em outras palavras, a aprendizagem se dá em uma variedade de contextos que frequentemente podem sobrepor-se, sendo alguns mais propícios do que outros para o processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo, moral e social (BURDEN E WILLIAMS, 2008, p. 195)... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19862 |
ISBN: | 978- 85-7590 |
Appears in Collections: | DLE - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_lmtrbaptista.pdf | 351,91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.