Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19842
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Conceptions of health education practices in the context of Nursing Education
Otros títulos : Concepções das práticas de educação em saúde no contexto da formação em enfermagem
Autor : Pinheiro, Sâmia Jucá
Lucas, Francisca Ediquelle Queiroz
Barreto, Luciana de Fátima
Cruz, Monara Rochelle Cordeiro Marinho
Pereira, Francisco Gilberto Fernandes
Barbosa, Andréa Lopes B
Palabras clave : Educação em Saúde;Estudantes de Enfermagem;Educação em Enfermagem
Fecha de publicación : jul-2016
Editorial : Rev Rene
Citación : PINHEIRO, S. J. et al. Conceptions of health education practices in the context of Nursing Education. Rev Rene, Fortaleza, v. 17, n. 4, p.545-52, jul./aug. 2016.
Resumen en portugués brasileño: Objetivo : compreender as práticas de educação em saúde no contexto da formação em enfermagem. Métodos : estudo qualitativo, realizado em Instituição de Ensino Superior da rede privada. Participaram 22 sujeitos, que responderam a uma entrevista semiestruturada, cujas informações foram organizadas e analisadas pelo método de Análise Conteúdo. Resultados : identificaram-se três categorias: educação em saúde e o enfermeiro como educador; educação em saúde na atenção primária; e comparativo das práticas educativas nos níveis de atenção. Conclusão : o s acadêmicos compreenderam a importância da educação em saúde em sua formação, e sentiam a necessidade de expandir essas práticas para todos os níveis de atenção em saúde.
Abstract: Objective : to understand health education practices in the context of nursing education. Methods : a qualitative study held in a private Higher Education Institution. The participants were 22 subjects who answered a semi- structured interview, whose information was organized and analyzed by the content analysis method. Results : three categories were identified: health education and the nurse as an educator; health education in primary care; and comparison of educational practices in levels of care. Conclusion : the students understood the importance of health education in their training, and felt the need to expand these practices to all health care levels.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19842
ISSN : 2175-6783 On-line
Aparece en las colecciones: DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_art_sjpinheiro.pdf236,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.