Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19829
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O uso da polidez linguística em chats educacionais: um estudo comparativo com chats de entretenimento |
Título em inglês: | Politeness strategies in educational and entertainment chats: a comparative study |
Autor(es): | Paiva, Geórgia Maria Feitosa e Soares, Maria Elias |
Palavras-chave: | Chat educacional;Polidez linguística;Face |
Data do documento: | 2011 |
Instituição/Editor/Publicador: | Educação & Tecnologia |
Citação: | Paiva, G. M. F.; Soares, M. E. (2011) |
Resumo: | Neste artigo, analisaremos como tutora e alunos usam e com que finalidade empregam as estratégias de polidez linguística propostas por Brown; Levinson (1978;1987) em chats educacionais virtuais e se essas estratégias são utilizadas com a mesma finalidade em chats de entretenimento. Optamos por realizar uma pesquisa etnográfica com o acompanhamento de três chats realizados pela mesma tutora em três turmas e em duas disciplinas ministradas entre os anos de 2008 e 2010, no regime semipresencial de ensino no Ambiente Virtual de Aprendizagem Solar, desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Os resultados mostraram que os usuários dos chats educacionais analisados buscaram incluir uns aos outros nas interações e minimizar a imposição de pedidos, especialmente, se estes fossem direcionados à tutora, que, por sua vez, conseguiu manter um distanciamento interacional com seus alunos, estabelecendo, assim uma posição hierárquica superior a estes em todos os chats educacionais analisados. |
Abstract: | In this paper, we analyze the interaction between tutor and students. This research aims to qualify the politeness strategies used in educational and entertainment chats, in terms of the categories proposed by Brown and Levinson (1978; 1987). We decide to conduct an ethnographic research, taking as corpus three virtual chats proposed by a tutor in three different contexts. These chats were accomplished in two different courses, taught between 2008 and 2010. These virtual chats took place on the context of blended learning, an approach that combines face-to-face instruction with computer-mediated instruction. The virtual courses were proposed by the Federal University of Ceará, which developed a virtual learning environment, named SOLAR. Our results suggest that during the chat, students try to include their colleagues in their virtual interaction. On the contexts where there are a imposition of the threaten act, they tried to mitigate their clauses, particularly if these clauses were addressed to the tutor. We also observed that the tutor behavior is directed to maintain a formal interaction with the students, establishing a hierarchical position in all analyzed virtual chats. |
Descrição: | PAIVA, Geórgia Maria Feitosa e; SOARES, Maria Elias. O uso da polidez linguística em chats educacionais: um estudo comparativo com chats de entretenimento. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 16, n. 3, p. 74-89, set./dez. 2011. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19829 |
ISSN: | 1516-280X 2179-6122 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_art_gmfpaiva.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.