Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19808
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A leitura do gênero conto: entendendo as estratégias do leitor |
Título en inglés: | The reading of the fairy tale genre: understanding the strategies of the reader |
Autor : | Serafim, Mônica de Souza Cordeiro, Glaís Sales |
Palabras clave : | Estratégias de leitura;Ensino Fundamental;Gênero conto |
Fecha de publicación : | 2013 |
Editorial : | Letras de Hoje |
Citación : | Serafim, M. S.; Cordeiro, G. S. (2013) |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho tem por objetivo investigar as estratégias de leitura que os alunos de 1ª a 3ª séries do ensino fundamental utilizam para a leitura do gênero conto. Empreenderemos nosso trabalho baseando-nos, principalmente, nas contribuições de Giasson (1996), Kress e van Leeuwen (1996), Solé (1998), Harvey e Goudvis (2008), Mills (2009) e Girotto e Souza (2010). Para realizar este trabalho, utilizamos um corpus composto por nove entrevistas semiestruturadas realizadas no momento em que os alunos liam o conto Ali Babá e os 40 ladrões. Nosso estudo acerca dessas construções mostrou que as crianças tratam a leitura do desenho e do material escrito como um continuum, além de mostrar a importância de se conhecer os caminhos, as estratégias que elas usam para compreender um texto. |
Abstract: | This work aims to investigate the reading strategies that students, from the first and third year of primary school use to read the tale genre. We will undertake our work based on, mainly, the contributions of Giasson (1996), Kress e van Leeuwen (1996), Solé (1998), Harvey e Goudvis (2008), Mills (2009) e Girotto e Souza (2010). To carry out this work, we used a corpus consisting of nine semi-structured interviews conducted at the time that the students were reading the story Ali Baba and the 40 thieves. Our study about these constructions, tried to focus on the reading of the drawing and the written material as a continuum, and show the importance of understanding the ways, the strategies that children use to understand a text. |
Descripción : | SERAFIM, Mônica de Souza; CORDEIRO, Glaís Sales. A leitura do gênero conto: entendendo as estratégias do leitor. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 2, p. 253-261, abr./jun. 2013. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19808 |
ISSN : | 1984-7726 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_msserafim.pdf | 3,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.