Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19744
Type: Artigo de Periódico
Title: A categoria Modalidade no ensino de francês: análise de livro didático
Title in English: Modality category in teaching french: analysis textbook
Authors: Araújo, Alexandra Maria de Castro e Santos
Coan, Márluce
Keywords: Modalidade;Livro didático;Língua francesa
Issue Date: 2013
Publisher: Acta Scientiarum
Citation: Araújo, A. M. C. S.; Coan, M. (2013)
Abstract in Brazilian Portuguese: Aborda-se, neste artigo, a categoria Modalidade em material didático de Língua Francesa utilizado nos Ensinos Fundamental e Médio da rede pública de ensino de Macapá, Estado do Amapá. Analisa-se a Modalidade expressa por três classes: verbo, advérbio e adjetivo em posição predicativa. O estudo revelou carência no tratamento dado à Modalidade, categoria de fundamental importância em atividades de análise linguística para que os alunos sejam instigados a refletir sobre a língua em uso e sobre como se posicionar na autoria de seus textos.
Abstract: In this paper we deal with Modality in French language textbooks used in Elementary and High School in Macapá - Amapá State. We have analyzed the modality into three classes: verb, adverbial and adjective as the complement of a link verb. The study shows lack in modality approach, an important category in linguistic analysis, so that students are encouraged to think about language in use and to position themselves as authors of their texts.
Description: ARAÚJO, Alexandra Maria de Castro e Santos; COAN, Márluce. A categoria Modalidade no ensino de francês: análise de livro didático. Acta Scientiarum, Maringá, v. 35, n. 2, p. 95-103, abr./june 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19744
ISSN: 1983-4675 (printed)
1983-4683 (online)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_art_aaraujo.pdf622,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.