Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19536
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Pre-task planning, working memory capacity, and l2 speech performance
Autor(es): Tavares, Maria da Glória Guará
Palavras-chave: Memória de trabalho;Planejamento pré-tarefa;Desempenho oral;Fluência
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: Organon
Citação: TAVARES, Maria da Glória Guará. Pre-task planning,Working memory capacity and L2 speech performance. Organon, Porto Alegre, n. 51, p. 245-266, jul./dez. 2011.
Resumo: As pesquisas acerca do planejamento pré-tarefa apontam para efeitos de troca atencional entre os aspectos da fluência, complexidade e acurácia do desempenho oral em L2 diante da limitação dos recursos atencionais dos aprendizes (Foster; Skehan, 1996; Menhert, 1998). O presente estudo investigou a relação entre planejamento pré-tarefa, capacidade de memória de trabalho e desempenho oral em L2. Os resultados indicam que (1) o planejamento leva a ganhos significativos em acurácia e complexidade e (2) há diferenças significativas entre o desempenho oral de indivíduos com maior e menor capacidade de memória de trabalho em termos de fluência e complexidade. Os resultados são discutidos com base em Engle, Kane, e Tuholski (1999); e também com base em (Foster; Skehan, 1996; Yuan; Ellis, 2003; e Guará-Tavares, 2009)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19536
ISSN: 2238-8915 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_mggtavares.pdf241,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.