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Tipo: Artigo de Periódico
Título : A representação social de professor em fanpages do Facebook
Título en inglés: The social representation of teacher occupation shared on Facebook fan pages
Autor : Dieb, Messias Holanda
Araújo, Júlio César Rosa de
Vasconcelos, Jamilley Lima Vasconcelos
Palabras clave : Representação social;Redes sociais;Profissão docente
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Linguagem & Ensino
Citación : Dieb, M. H.; Araújo, J. C. R.; Vasconcelos, J. L. V. (2014)
Resumen en portugués brasileño: Com o desenvolvimento das tecnologias digitais, as redes sociais tornaram-se o mais eficaz meio de propagação de ideias sobre diferentes objetos e aspectos da sociedade. Com base nisso, neste artigo, analisamos a representação social de professor compartilhada nas fanpages “Professor dá Depressão” e “Profissão Professor” da rede social Facebook. Com base na teoria das representações sociais (MOSCOVICI, 1978; JODELET, 1989; 2001), selecionamos imagens das fanpages citadas, sobressaindo-se, nesta seleção, aquelas com o maior número de curtidas, compartilhamentos e comentários acerca da profissão de professor. Elas foram agrupadas em blocos temáticos e tiveram seus comentários analisados pelo método da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados da análise mostram que o professor é representado por um sujeito “escravizado pelo trabalho”, já que a sociedade o enxerga como alguém que trabalha exaustivamente, ganha pouco em relação ao que trabalha e, por isso, é um sujeito oprimido e mal sucedido na vida.
Abstract: Since the development of the digital technologies, the social networkings have efficiently disseminated representations about different social objects and features. Based on this, we analyze the social representation of teacher occupation that is shared on the Facebook fan pages called “Professor dá Depressão” and “Profissão Professor”. With the support of the theory of social representations (MOSCOVICI, 1978; JODELET, 1989; 2001), we selected images posted on those fan pages, focusing especially on their likes, comments and shares about the teacher occupation. After being classified by viewpoints about the teacher occupation, we used the analysis of content (BARDIN, 1977) to explore the symbolic elements in the comments related to those images. The data show the teacher like a “slave of the job”, since the society thinks of teachers as people who work exhaustedly, earn less than they deserve, and, because of this, they are seen as oppressed and socially unsuccessful subjects.
Descripción : DIEB, Messias Holanda; ARAÚJO, Júlio César Rosa de; VASCONCELOS, Jamilley Lima Vasconcelos. A representação social de professor em fanpages do Facebook. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 17, n. 3, p. 705-726, set./dez. 2014.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19446
ISSN : 1415-1928
1983-2400
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

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