Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19357
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinheiro, Regina Cláudia | - |
dc.contributor.author | Araújo, Júlio César Rosa de | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T17:01:28Z | - |
dc.date.available | 2016-09-01T17:01:28Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Pinheiro, R. C.; Araújo, J. C. R. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2238-975X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19357 | - |
dc.description | PINHEIRO, Regina Cláudia; ARAÚJO, Júlio César Rosa de. Práticas de letramento informacional demandadas na elaboração de material didático para o ensino on-line. Revista LinguíStica, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 193-207, dez. 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to identify and analyze practices of informational literacy used by professors in the development of materials for on-line environments. The methodology selected was a case study of the production of didactic material for semipresential undergraduate courses. The participants of this survey were professors and the team responsible for the didactic transposition. The tools and techniques were: (i) semi-structured interviews, (ii) follow-up to the process of elaboration of teaching materials, (iii) monitoring the work of the transposition team. The results showed the informational literacy used by participants is related to the three conceptions of this type of literacy. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista LinguíStica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramentos | pt_BR |
dc.subject | Letramento informacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino on-line | pt_BR |
dc.title | Práticas de letramento informacional demandadas na elaboração de material didático para o ensino on-line | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo objetiva identificar e analisar práticas de letramento informacional exercidas por professores na elaboração de conteúdo para o ensino on-line. O tipo de pesquisa utilizado foi um estudo de caso da produção de material didático para cursos de graduação semipresenciais. Os participantes foram professores conteudistas e equipe de transição didática. Os instrumentos e técnicas utilizados foram: (i) entrevista semiestruturada, (ii) acompanhamento da elaboração do material didático e (iii) acompanhamento do trabalho da equipe de transição didática. Os resultados demonstraram que o letramento informacional praticado pelos participantes se relaciona com as três concepções desse tipo de letramento. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_art_rpinheiro.pdf | 363,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.