Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19357
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPinheiro, Regina Cláudia-
dc.contributor.authorAraújo, Júlio César Rosa de-
dc.date.accessioned2016-09-01T17:01:28Z-
dc.date.available2016-09-01T17:01:28Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPinheiro, R. C.; Araújo, J. C. R. (2015)pt_BR
dc.identifier.issn2238-975X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19357-
dc.descriptionPINHEIRO, Regina Cláudia; ARAÚJO, Júlio César Rosa de. Práticas de letramento informacional demandadas na elaboração de material didático para o ensino on-line. Revista LinguíStica, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 193-207, dez. 2015.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to identify and analyze practices of informational literacy used by professors in the development of materials for on-line environments. The methodology selected was a case study of the production of didactic material for semipresential undergraduate courses. The participants of this survey were professors and the team responsible for the didactic transposition. The tools and techniques were: (i) semi-structured interviews, (ii) follow-up to the process of elaboration of teaching materials, (iii) monitoring the work of the transposition team. The results showed the informational literacy used by participants is related to the three conceptions of this type of literacy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista LinguíSticapt_BR
dc.subjectLetramentospt_BR
dc.subjectLetramento informacionalpt_BR
dc.subjectEnsino on-linept_BR
dc.titlePráticas de letramento informacional demandadas na elaboração de material didático para o ensino on-linept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo objetiva identificar e analisar práticas de letramento informacional exercidas por professores na elaboração de conteúdo para o ensino on-line. O tipo de pesquisa utilizado foi um estudo de caso da produção de material didático para cursos de graduação semipresenciais. Os participantes foram professores conteudistas e equipe de transição didática. Os instrumentos e técnicas utilizados foram: (i) entrevista semiestruturada, (ii) acompanhamento da elaboração do material didático e (iii) acompanhamento do trabalho da equipe de transição didática. Os resultados demonstraram que o letramento informacional praticado pelos participantes se relaciona com as três concepções desse tipo de letramento.pt_BR
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_art_rpinheiro.pdf363,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.