Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19357
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Práticas de letramento informacional demandadas na elaboração de material didático para o ensino on-line |
Autor : | Pinheiro, Regina Cláudia Araújo, Júlio César Rosa de |
Palabras clave : | Letramentos;Letramento informacional;Ensino on-line |
Fecha de publicación : | 2015 |
Editorial : | Revista LinguíStica |
Citación : | Pinheiro, R. C.; Araújo, J. C. R. (2015) |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo objetiva identificar e analisar práticas de letramento informacional exercidas por professores na elaboração de conteúdo para o ensino on-line. O tipo de pesquisa utilizado foi um estudo de caso da produção de material didático para cursos de graduação semipresenciais. Os participantes foram professores conteudistas e equipe de transição didática. Os instrumentos e técnicas utilizados foram: (i) entrevista semiestruturada, (ii) acompanhamento da elaboração do material didático e (iii) acompanhamento do trabalho da equipe de transição didática. Os resultados demonstraram que o letramento informacional praticado pelos participantes se relaciona com as três concepções desse tipo de letramento. |
Abstract: | This article aims to identify and analyze practices of informational literacy used by professors in the development of materials for on-line environments. The methodology selected was a case study of the production of didactic material for semipresential undergraduate courses. The participants of this survey were professors and the team responsible for the didactic transposition. The tools and techniques were: (i) semi-structured interviews, (ii) follow-up to the process of elaboration of teaching materials, (iii) monitoring the work of the transposition team. The results showed the informational literacy used by participants is related to the three conceptions of this type of literacy. |
Descripción : | PINHEIRO, Regina Cláudia; ARAÚJO, Júlio César Rosa de. Práticas de letramento informacional demandadas na elaboração de material didático para o ensino on-line. Revista LinguíStica, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 193-207, dez. 2015. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19357 |
ISSN : | 2238-975X |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_art_rpinheiro.pdf | 363,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.