Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19160
Tipo: Artigo de Periódico
Título : O método histórico-crítico e a pesquisa epistemológica em psicologia: uma perspectiva de Jean Piaget
Título en inglés: The historical-critical method and epistemological research in psychology: a perspective of Jean Piaget
Autor : Branco, Paulo Coelho Castelo
Barrocas, Ricardo Lincoln Laranjeira
Palabras clave : Epistemologia;Métodos de pesquisa-psicologia;Teoria piagetiana;Epistemology;Research-psychology methods;Piagetian theory
Fecha de publicación : 2012
Editorial : Memorandum
Citación : BRANCO, Paulo Coelho Castelo; BARROCAS, Ricardo Lincoln Laranjeira. O método histórico-crítico e a pesquisa epistemológica em psicologia: uma perspectiva de Jean Piaget. Memorandum, Belo Horizonte, n. 22, p. 40-51, abr. 2012.
Resumen en portugués brasileño: Jean Piaget foi um pesquisador que contribuiu para o desenvolvimento da ciência psicológica. Este artigo propõe a análise de uma contribuição deste pensador para o desenvolvimento metodológico na pesquisa epistemológica em Psicologia, através do método histórico-crítico. Este se circunscreve em uma discussão que centra atenção nos elementos que constituem a referência objetiva de um conhecimento científico para compreender e retraçar sua evolução em um caráter interno, ao interior da própria ciência em questão, e externo, que vincula a ciência enfocada a um contexto sócio-histórico. Descreve o método em suas: condições de uso, gênese e lógica de aplicação. Apresenta um exemplo e, finalmente, aponta as possibilidades e limites do método histórico-crítico.
Abstract: JeanPiaget was a researcher who contributed to the development of psychological science. This article proposes an analysis of the contribution of this thinker to methodological development in epistemological research in psychology through the historical-critical method. This is limited to a discussion that focuses attention on elements that constitute the objective reference of a scientific knowledge to understand and retrace its evolution in an internal character of the science in question, and external, which links science focused on a socio-historical context. It describes the method in its: conditions of use, genesis, and application logic. It presents an example and, finally, highlights the possibilities and limits ofhistorical-critical method.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19160
ISSN : 1676-1669
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_art_rllbarrocas.pdf207,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.