Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19160
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBranco, Paulo Coelho Castelo-
dc.contributor.authorBarrocas, Ricardo Lincoln Laranjeira-
dc.date.accessioned2016-08-18T16:49:14Z-
dc.date.available2016-08-18T16:49:14Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationBRANCO, Paulo Coelho Castelo; BARROCAS, Ricardo Lincoln Laranjeira. O método histórico-crítico e a pesquisa epistemológica em psicologia: uma perspectiva de Jean Piaget. Memorandum, Belo Horizonte, n. 22, p. 40-51, abr. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn1676-1669-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19160-
dc.description.abstractJeanPiaget was a researcher who contributed to the development of psychological science. This article proposes an analysis of the contribution of this thinker to methodological development in epistemological research in psychology through the historical-critical method. This is limited to a discussion that focuses attention on elements that constitute the objective reference of a scientific knowledge to understand and retrace its evolution in an internal character of the science in question, and external, which links science focused on a socio-historical context. It describes the method in its: conditions of use, genesis, and application logic. It presents an example and, finally, highlights the possibilities and limits ofhistorical-critical method.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherMemorandumpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectMétodos de pesquisa-psicologiapt_BR
dc.subjectTeoria piagetianapt_BR
dc.subjectEpistemologypt_BR
dc.subjectResearch-psychology methodspt_BR
dc.subjectPiagetian theorypt_BR
dc.titleO método histórico-crítico e a pesquisa epistemológica em psicologia: uma perspectiva de Jean Piagetpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrJean Piaget foi um pesquisador que contribuiu para o desenvolvimento da ciência psicológica. Este artigo propõe a análise de uma contribuição deste pensador para o desenvolvimento metodológico na pesquisa epistemológica em Psicologia, através do método histórico-crítico. Este se circunscreve em uma discussão que centra atenção nos elementos que constituem a referência objetiva de um conhecimento científico para compreender e retraçar sua evolução em um caráter interno, ao interior da própria ciência em questão, e externo, que vincula a ciência enfocada a um contexto sócio-histórico. Descreve o método em suas: condições de uso, gênese e lógica de aplicação. Apresenta um exemplo e, finalmente, aponta as possibilidades e limites do método histórico-crítico.pt_BR
dc.title.enThe historical-critical method and epistemological research in psychology: a perspective of Jean Piagetpt_BR
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_rllbarrocas.pdf207,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.