Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19160
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O método histórico-crítico e a pesquisa epistemológica em psicologia: uma perspectiva de Jean Piaget
Título em inglês: The historical-critical method and epistemological research in psychology: a perspective of Jean Piaget
Autor(es): Branco, Paulo Coelho Castelo
Barrocas, Ricardo Lincoln Laranjeira
Palavras-chave: Epistemologia;Métodos de pesquisa-psicologia;Teoria piagetiana;Epistemology;Research-psychology methods;Piagetian theory
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Memorandum
Citação: BRANCO, Paulo Coelho Castelo; BARROCAS, Ricardo Lincoln Laranjeira. O método histórico-crítico e a pesquisa epistemológica em psicologia: uma perspectiva de Jean Piaget. Memorandum, Belo Horizonte, n. 22, p. 40-51, abr. 2012.
Resumo: Jean Piaget foi um pesquisador que contribuiu para o desenvolvimento da ciência psicológica. Este artigo propõe a análise de uma contribuição deste pensador para o desenvolvimento metodológico na pesquisa epistemológica em Psicologia, através do método histórico-crítico. Este se circunscreve em uma discussão que centra atenção nos elementos que constituem a referência objetiva de um conhecimento científico para compreender e retraçar sua evolução em um caráter interno, ao interior da própria ciência em questão, e externo, que vincula a ciência enfocada a um contexto sócio-histórico. Descreve o método em suas: condições de uso, gênese e lógica de aplicação. Apresenta um exemplo e, finalmente, aponta as possibilidades e limites do método histórico-crítico.
Abstract: JeanPiaget was a researcher who contributed to the development of psychological science. This article proposes an analysis of the contribution of this thinker to methodological development in epistemological research in psychology through the historical-critical method. This is limited to a discussion that focuses attention on elements that constitute the objective reference of a scientific knowledge to understand and retrace its evolution in an internal character of the science in question, and external, which links science focused on a socio-historical context. It describes the method in its: conditions of use, genesis, and application logic. It presents an example and, finally, highlights the possibilities and limits ofhistorical-critical method.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19160
ISSN: 1676-1669
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_rllbarrocas.pdf207,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.