Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19160
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title in Portuguese: O método histórico-crítico e a pesquisa epistemológica em psicologia: uma perspectiva de Jean Piaget
Title: The historical-critical method and epistemological research in psychology: a perspective of Jean Piaget
Author: Branco, Paulo Coelho Castelo
Barrocas, Ricardo Lincoln Laranjeira
Issue Date: 2012
Publisher: Memorandum
Keywords: Epistemologia
Métodos de pesquisa-psicologia
Teoria piagetiana
Epistemology
Research-psychology methods
Piagetian theory
Citation: BRANCO, Paulo Coelho Castelo; BARROCAS, Ricardo Lincoln Laranjeira. O método histórico-crítico e a pesquisa epistemológica em psicologia: uma perspectiva de Jean Piaget. Memorandum, Belo Horizonte, n. 22, p. 40-51, abr. 2012.
Abstract in Portuguese: Jean Piaget foi um pesquisador que contribuiu para o desenvolvimento da ciência psicológica. Este artigo propõe a análise de uma contribuição deste pensador para o desenvolvimento metodológico na pesquisa epistemológica em Psicologia, através do método histórico-crítico. Este se circunscreve em uma discussão que centra atenção nos elementos que constituem a referência objetiva de um conhecimento científico para compreender e retraçar sua evolução em um caráter interno, ao interior da própria ciência em questão, e externo, que vincula a ciência enfocada a um contexto sócio-histórico. Descreve o método em suas: condições de uso, gênese e lógica de aplicação. Apresenta um exemplo e, finalmente, aponta as possibilidades e limites do método histórico-crítico.
Abstract: JeanPiaget was a researcher who contributed to the development of psychological science. This article proposes an analysis of the contribution of this thinker to methodological development in epistemological research in psychology through the historical-critical method. This is limited to a discussion that focuses attention on elements that constitute the objective reference of a scientific knowledge to understand and retrace its evolution in an internal character of the science in question, and external, which links science focused on a socio-historical context. It describes the method in its: conditions of use, genesis, and application logic. It presents an example and, finally, highlights the possibilities and limits ofhistorical-critical method.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19160
ISSN: 1676-1669
Appears in Collections:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_art_rllbarrocas.pdf207,46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.