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Tipo: Dissertação
Título: Fundamentos da avaliação educacional: trabalho alienado ou trabalho criativo?
Título em inglês: Foundation of educational evaluation: alienated labor and creative work
Autor(es): Jesus, Bianka de
Orientador: Trompieri Filho, Nicolino
Palavras-chave: Educational evaluation;Alienated labor;Educação - avaliação;Análise no sistema institucional;Trabalho – aspectos sociais
Data do documento: 2015
Citação: JESUS, Bianka de. Fundamentos da avaliação educacional: trabalho alienado ou trabalho criativo? 2015. 141f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
Resumo: A dissertação Fundamentos da Avaliação Educacional: Trabalho Alienado ou Trabalho Criativo? tem por finalidade investigar o paradigma dominante da teoria conceitual da Avaliação do Ensino-Aprendizagem no Brasil. Seu objetivo é pesquisar até que ponto este paradigma dominante é crível para diagnosticar e orientar esta disciplina educacional no país e ao mesmo tempo estabelecer a relação comparativa entre a formulação teórica do paradigma de avaliação e a concepção presente nas instituições internacionais, nacionais e locais e entorno, a partir de um estudo exploratório realizado com os licenciandos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O método aplicado à pesquisa é a dialética materialista de Marx, auxiliada pela epistemologia e análise comparativa, além da estatística e pesquisa quantitativa por amostragem. A dissertação parte da hipótese que o paradigma dominante da teoria da avaliação é o mesmo da teoria da educação, que tem sido apontado pela literatura especializada como o da educação para o trabalho ou produtivista ou ainda do capital humano.
Abstract: The dissertation "Foundation of Educational Evaluation: Alienated Labor and Creative Work" aims to investigate the dominant paradigm of the conceptual theory of Teaching and Learning Assessment in Brazil. It's goal is to investigate if this dominant paradigm is credible to diagnose and guide this educational discipline in the country and at the same time establish the comparative relationship between the theoretical formulation of the evaluation paradigm and this conception in international institutions, national and local environment from a case study. The method applied to research is the dialectical materialism of Marx, aided by epistemology and comparative analysis, as well as statistical and quantitative sample survey. The dissertation makes the assumption that the dominant paradigm of evaluation theory is the same as the theory of education, which has been pointed out by specialized literature as education for work or productivist, or human capital.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18923
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