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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18649
Type: | Dissertação |
Title: | Simulação de malha triangular: um estudo sobre a adaptatividade da malha |
Title in English: | Cloth simulation using triangular mesh: A study of mesh adaptivity |
Authors: | Oliveira, Suzana Matos França de |
Advisor: | Vidal, Creto Augusto |
Co-advisor: | Cavalcante Neto, Joaquim Bento |
Keywords: | Ciência da computação;Animação de tecido;Animação por computador;Métodos de simulação;Trabalhos em tecido;Simulação física;Malha adaptativa;Sistema massa-molaamortecedor;Fabric animation;Physics simulation;Adaptive mesh;Spring-mass-damper system |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | OLIVEIRA, Suzana Matos França de. Simulação de malha triangular: um estudo sobre a adaptatividade da malha. 2013. 73 f. Dissertação (Mestrado em ciência da computação)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2013. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A animação de tecido vem sendo estudada abundantemente nas últimas décadas por haver demanda na indústria do entretenimento bem como no comércio eletrônico de roupas. Esse tipo de animação, na maioria das vezes, é feita com base em simulação física, havendo muito gasto computacional. Esse trabalho tenta usufruir de vários modelos para diminuir esse gasto. É feito uma modelagem do tecido com uma malha triangular e usa-se um modelo massa-mola-amortecedor para simular as forças entre as partículas, que são os vértices dessa malha. Dependendo da disposição do modelo do tecido e dos objetos da cena, são detectadas colisões entre eles. A malha é discretizada ou simplificada, levando em consideração a compressão, a colisão e a curvatura das molas, para que seja usada uma malha boa em cada passo ao longo da animação. Portanto, o objetivo principal desse trabalho é estudar o comportamento do tecido utilizando o modelo de remalhamento para adaptar essa malha. |
Abstract: | In the last decades, cloth animation has been the focus of much research, due to demands from the entertainment industry and from e-commerce. That type of animation is most often the result of a physics-based simulation and has a great computational cost. This work investigates how to reduce the computational cost of the simulation, by refining the mesh only in regions that need a fine level of detail. The fabric model consists of a triangular mesh and uses a spring-mass-damper system to compute the forces among the particles, which are located at the mesh’s vertices. The collision detection depends on the arrangement of the cloth model and the objects in the scene. The mesh is refined or simplified, taking into account the spring compression, collision and curvature, so the simulation uses a better mesh every time step. Therefore, this work’s main objective is to study the dynamic behavior of cloth, using a remeshing procedure in order to adapt the mesh. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18649 |
Appears in Collections: | DCOMP - Dissertações defendidas na UFC |
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