Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17951
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | O ofício de ensinar para iniciantes: contribuições ao modo sociológico de pensar |
Authors: | Barreira, Irlys Alencar Firmo |
Keywords: | Sociologia;Ensino;Aprendizagem |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Revista de Ciências Sociais |
Citation: | Barreira, I. A. F. (2014) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Sendo o professor detentor de um saber que certamente é aprimorado ao longo de sua prática pedagógica, supõe-se que o ensino torne-se uma tarefa mais fluente com o passar dos anos. Se essa assertiva parece aplicável a diversos ramos do conhecimento, em se tratando da sociologia a evidencia parece mais complexa. De fato, o que e como ensinar são sempre desafiantes. Não por acaso, as disciplinas introdutórias de sociologia criam fortes tensões, pela expectativa desenvolvida por alunos iniciantes a respeito do conteúdo do programa. Assimilar a arte do ofício, no sentido do artesanato intelectual preconizado por Wright Mills, implica uma aprendizagem construída ao longo do tempo que não se realiza apenas na sala de aula, mas no decurso da própria experiência de pesquisa, o que confere especificidade ao saber sociológico. O autor do livro A imaginação sociológica, trabalhando com base em arquivo especializado da produção acadêmica, supunha a sociologia como um ofício1 continuado, um senso útil para a aplicação do método e da teoria como partes interdependentes de uma totalidade... |
Description: | BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. O ofício de ensinar para iniciantes: contribuições ao modo sociológico de pensar. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 1, p. 63-85, jan./jun. 2014. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17951 |
ISSN: | 2318-4620 0041-8862 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_art_iafbarreira.pdf | 157,66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.